Trânsito

BR-101 Sul/SC será interrompida no Bananal, nesta terça-feira

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai interromper o fluxo de veículos da BR-101 Sul catarinense, nesta terça-feira (26), das 10:30 horas às 12:30 horas, para revitalização das faixas de eixo central e bordos de pista, instalação de redutores lineares (marcas transversais no pavimento indicando redução de velocidade) e tachões refletivos, no km 316. O segmento está localizado no limite entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava, próximo da construção da cabeceira Sul da ponte sobre o Canal de Laranjeiras.

O trecho tem duplo sentido de tráfego, e, por isso, a interrupção é necessária para aplicação da tinta termoplástica e fixação dos elementos refletivos (tachões), bem como a movimentação do caminhão aplicador. A secagem total da pintura demora cerca de dez minutos, sendo assim, a aplicação sobre o pavimento com o tráfego em curso danifica a camada aplicada, deixando manchas no asfalto. Com o término dos trabalhos, o fluxo de veículos será liberado. Em caso de mau tempo, a revitalização na pista será cancelada.

Entre o km 308 ao km 317, o fluxo de veículos da BR-101 Sul segue em pista simples, com sentido duplo de circulação. Esse é um dos três últimos segmentos de pista simples da rodovia federal, estando os outros em Palhoça (km 232 ao km 235,3) e em Tubarão (km 337 ao km 339). Nesses trechos, o limite de velocidade é de 60 km/h, com sinalização provisória de obras instalada.

Entre o km 316 ao km 317, o DNIT vem reforçando e dando manutenção à sinalização existente, para advertir os motoristas quanto ao estreitamento de faixas de rolagem no sentido Sul-Norte, no km 317 e alerta quanto à construção da cabeceira Sul da Ponte de Laguna. Nesse local foram instaladas proteções de concreto, defensas metálicas, sinalização de contagem decrescente para aproximação, tachões, sinalização vertical provisória e faixas de eixo e bordos.

Cuidados

Os usuários da BR-101 Sul que transitam pelo km 316 devem atentar para a circulação de trabalhadores e equipamentos alocados para construção da cabeceira Sul da ponte sobre o Canal de Laranjeiras. Para abrir espaço à construção da cabeceira da ponte, o DNIT redefiniu o trânsito de veículos para desvio provisório, liberado no final do ano passado. Com isso, os motoristas devem atentar para o reingresso de veículos vindos das comunidades de Laranjeiras e Bananal, bem como a todo a entrada e saída de veículos e trabalhadores envolvidos na obra.

Toda a frente de obras está identifica e sinalizada, sendo proibido o acesso de pessoas não autorizadas. Também é proibido o trânsito de veículos pelo espaço liberado para movimentação dos equipamentos, sobre o antigo traçado de pista. Com a liberação do viaduto de acesso ao Bananal, última obra de arte especial do lote 25, os motoristas devem seguir a sinalização disposta para acesso às comunidades lindeiras a BR-101 Sul, neste segmento.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC