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BR-101 tem apenas três pontos em pista simples

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Em março, o DNIT liberou o contorno de Araranguá, trecho de obras de artes especiais (OAEs) e pistas, que finalizaram o ciclo de construção no lote 29 e a primeira fase de duplicação da rodovia federal. Os trabalhos seguem para finalizar os três últimos trechos em que há trabalhos de expansão de pistas, em Palhoça, Laguna e Tubarão. Nesses trechos, o fluxo de veículos segue por pista simples, com duplo sentido de circulação, onde os cuidados na movimentação requerem atenção redobrada por motoristas e pela população lindeira.

Os segmentos em pista simples estão localizados entre o km 231 ao km 235, no Morro dos Cavalos (Palhoça), entre o km 308 ao km 318 (Laguna a Pescaria Brava) e entre o km 337 ao km 339, no Morro do Formigão (Tubarão). Os limites de velocidade fixados nesses trechos de pista simples variam de 40 km/h a 60 km/h, para todos os tipos de veículos. Nas pistas duplicadas, esse limite é de 110 km/h para veículos de pequeno porte e 90 km/h para transportadores de carga e passageiros. Nos morros dos Cavalos e do Formigão há faixa lateral auxiliar para tráfego de veículos lentos, em ambos os sentidos de fluxo. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para uma viagem tranquila, os usuários devem atentar para algumas recomendações de segurança ao trafegar por segmentos de pista simples. Ao deslocar-se pela rodovia, deve-se manter distância do veículo que trafega a frente. O acostamento de pista deve ser usado somente em caso de emergência. Os motoristas que for flagrado ultrapassando pelo acostamento receberá notificação de R$127,69. Se transitar pelo acostamento e for ultrapassar mais de um veículo, a multa é de 540 reais.

Em pista simples, a PRF lembra que o motorista não deve forçar ultrapassagens onde a faixa de eixo central apresentar continuidade de pintura ou em curvas e locais com pouca visibilidade do tráfego. Os locais para ultrapassagem devem ser visualizados em segmentos com faixa amarela tracejada.

Os desvios da rodovia

Os desvios são essenciais para a continuidade da construção das chamadas obras de arte especiais (OAEs – viadutos, passagens inferiores e pontes), enquanto os estreitamentos são as ligações entre os trechos duplicados e as pistas simples.

Os desvios em operação na BR-101 Sul catarinense estão alocados nos seguintes trechos:

Palhoça (Morro dos Cavalos)

Km 232 ao km 235,5 – Aguardando licitação para construção de dois túneis;

Laguna

Km 308,00 – Estreitamento de pista sentido Norte/Sul (Bentos);
Km 308,50 – Construção do viaduto de acesso Norte a Laguna e Barbacena;
Km 309,00 – Adequação de pistas (construção de passa fauna);
Km 311,80 – Construção do viaduto de acesso ao centro de Laguna;
Km 313,10 – Construção da ponte para Travessia do Canal de Laranjeiras (cabeceira Norte);
Km 316,00 – Construção da ponte para Travessia do Canal de Laranjeiras (cabeceira Sul);
Km 317,00 – Estreitamento de pista sentido Sul/Norte (Laranjeiras)

Tubarão

Km 337,03 – Estreitamento de pistas (sentido Norte-Sul, adequação da ponte sobre o rio Tubarão e construção do túnel no Morro do Formigão);
Km 337,80 – Obras de construção do túnel para Transposição do Morro do Formigão;
Km 339,00 – Estreitamento de pista sentido Sul/Norte (Morro do Formigão);

Ultrapassagens são proibidas em desvios

Os usuários da BR-101 Sul devem atentar para a proibição da manobra de ultrapassagem utilizando-se a faixa destinada ao tráfego local, inserida em desvios laterais às obras de arte especiais (OAEs).

Além de gerar riscos a pedestres e aos outros motoristas, a manobra configura infração de trânsito, sendo passiva de multa. Trafegar pela faixa da direita em manobra de ultrapassagem configura infração de trânsito, passiva de notificação por infração grave, chegando a R$127,69, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. 

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC