Esporte

Braço do Norte conquista medalhas de prata e bronze na Olesc e garante vagas para o estadual

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Braço do Norte sediou na última semana, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, a 14ª edição dos Jogos da Juventude Catarinense (OLESC), etapa Regional Sul, competições para atletas até 16 anos.

A competição contou com as modalidades de basquete, handebol, futsal e voleibol (masculino e feminino), cerca de 1,2 mil atletas de 27 municípios se fizeram presentes e lutaram até o fim em busca de medalhas e a tão sonhada vaga para a fase estadual, sendo que, apenas as três primeiras equipes melhores colocadas de cada modalidade garantiram vaga.

A delegação de Braço do Norte, por sua vez, conseguiu duas medalhas na competição, uma de prata e uma de bronze, além das vagas para a fase estadual da OLESC. As conquistas vieram através nas modalidades de voleibol masculino e futsal masculino. O voleibol feminino, que ficou em quarto lugar no geral, poderá conseguir uma vaga, mesmo classificando apenas três equipes de cada modalidade. O fato se dá pelo fator de que, o município sede da fase estadual, Criciúma, não tem equipe de vôlei feminino e uma quarta equipe será convidada.

Pelo voleibol masculino uma atuação de gala para os atletas do técnico Mário Henrique Leite. Das cinco partidas disputadas, os braçonortenses conseguiram quatro vitórias e apenas uma derrota para a equipe campeã, de Florianópolis.

Já no futsal masculino, os braçonortenses estrearam com uma goleada de 7 a 1 sobre os "rivais" São Ludgero. Na sequência amargaram duas derrotas, mas pelo saldo de gols positivo, conseguiram uma vaga para fase mata-mata. No mata-mata uma vitória sobre Içara por 4 a 3, garantindo vaga na semifinal contra Florianópolis. A equipe sofreu sua terceira derrota na competição e ficou para a disputa do 3º e 4º lugar, jogando contra Praia Grande e vencendo com facilidade por 4 a 1. Com a vitória garantiu o terceiro lugar e a classificação para a fase estadual.

Para o treinador da equipe, Giovani Miguel, o "Vaninho", os atletas foram exemplares e determinados, com o objetivo de conseguir ir para o estadual. "Trabalhamos em cima de uma única meta: ir para o estadual. O objetivo foi alcançado, apesar de alguns tropeços conseguimos sair vitoriosos no final e com a medalha de bronze", comenta Vaninho, que parabeniza os atletas e agradece o apoio dado pela administração municipal de Braço do Norte e do diretor de esportes Fernando Lessa, incentivador master do esporte no município.

Braço do Norte contou ainda com a parceria de alguns municípios parceiros como São Ludgero e Orleans, que cederam seus complexos esportivos para algumas modalidades.

A fase estadual da OLESC acontece no município de Criciúma durante os dias 20 à 27 de setembro.

Colaboração: Julio C. Longuinho/Portal Sul Esportes