Esporte

Braço do Norte prepara-se para jogo solidário entre Haitianos e Brasileiros.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Braço do Norte será sede de uma partida de futebol beneficente, no próximo sábado, dia 20 de dezembro, no Centro Esportivo Tequera à partir das 18h; em campo, brasileiros e haitianos residentes no município farão a partida solidária com o intuito de arrecadar fundos, roupas e alimentos para as próprias famílias haitianas mais necessitadas que residem em Braço do Norte.

O evento é uma iniciativa do jovem Rafael Prudêncio Pereira, representante da Associação Movimento Afro Negro Braçonortense (Amanb), numa demonstração de solidariedade da população local para com os haitianos solicitantes de refúgios no Brasil. 

Os haitianos no local estão solicitando refúgio ao governo brasileiro – a maioria deles veio ao Brasil após o terremoto que devastou o Haiti em janeiro desse ano – que por sua vez decidiu encaminhar as solicitações direcionadas ao Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), ao Conselho Nacional de Imigração; para, então, regularizar a permanência dos haitianos no Brasil por motivos humanitários. 

No município de Braço do Norte, os haitianos fazem parte do cotidiano dos munícipes desde o início deste ano, quando foram acolhidos pelo povo e empresários braçonortenses, afim de prestarem serviços e auxílios nas comunidades. 

Para Rafael, a decisão de acolher e refugiar o povo haitiano, nada mais é do que um ato sublime dos governos e lideranças locais e nacionais. “Esta é uma ação inteligente das autoridades braçonortenses e brasileiras, pois preserva o instituto de refúgio e ampara os haitianos que queiram reconstruir suas vidas no Brasil e em Braço do Norte”, afirma Prudêncio.

A partida beneficente será aberta ao público espectador. Para prestigiar o jogo basta colaborar com roupas ou com 01 kg de alimento não perecível. 

Colaboração: Julio C. Longuinho / Portal Sul Esportes