Esporte

Braçonortense conquista medalha na Olesc

Foto: Julio Cesar Longuinho/Portal Sul Esportes

Foto: Julio Cesar Longuinho/Portal Sul Esportes

O jovem enxadrista de Braço do Norte, Igor Patrício Michels, conquistou ontem a medalha de bronze no 14ª Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), em Criciúma. Ele ficou atrás somente dos competidores de Joinville e Blumenau.

Conforme reportagem do jornal Notisul, Igor iniciou no xadrez aos 9 anos e hoje, com 14, já participou de inúmeras competições em todo o estado catarinense. O atleta tem mais de 30 medalhas e possui cinco troféus. Mesmo com a vasta experiêcia no esporte, apesar da pouca idade, o garoto se mostrou surpreso com o resultado na Cidade Carbonífera.

“Fiquei impressionado com a conquista, não deixo de acreditar no meu potencial, porém pela grandeza da competição. Espero que essa medalha possa incentivar o crescimento do xadrez nos municípios e a vontade dos atletas de cada vez mais se aperfeiçoarem e estudarem essa modalidade”, menciona Michels.

O xadrez é conhecido como um jogo de estratégia e tática, no qual os jogadores movem 32 peças em um tabuleiro de 64 casas. Elas são divididas de forma igual e são alternadas em cores claras e escuras. No começo de uma partida, cada jogador dispõe de 16 peças: oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma dama. Cada uma das peças possui um valor e segue um movimento diferente.

O evento se encerra amanhã. Hoje uma das principais provas a ser disputada é a de natação.