Geral

Braçonortense portador de deficiência visual contará com sessões de equoteparia

O braçonortense Cauã Ghizone portador de deficiência visual estará participando de sessões de equoterapia, uso do cavalo como instrumento terapêutico. Na manhã dessa sexta-feira (14) Cauã passou por uma avaliação com fisioterapeuta, fonoaudióloga e psicóloga, profissionais do Centro de Equoterapia e Equitação Nunes em Urussanga, local onde a atividade é desenvolvida.

Segundo a proprietária do centro, Maria da Glória Pilon Nunes a equoterapia contribui muito na vida dos deficientes. “Essa atividade melhora na autoestima, coordenação motora, equilíbrio, socialização. Além de desenvolver as potencialidades dos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), respeitando seus limites, proporcionando ainda benefícios psicológicos, físicos educativos e sociais” ressalta Nunes.

Atualmente, 14 PNEs de Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Lauro Muller e Braço do Norte participam das aulas semanalmente.

O incentivo para Ghizone participar dessas sessões foi através de integrantes da Associação dos Deficientes de Orleans e Região (ADORE) e Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção Braille (NAPPB) em conversa com a professora de atendimento especializado, Alcionir Farias, que abraçou a ideia e fez com que ela se concretizasse. Ainda há a participação da Secretaria de Assistência Social de Braço do Norte que estará disponibilizando um veículo para o deslocamento e também de familiares do Cauã que estarão se unindo para arcar com as despesas.

Projeto “Adote uma Criança”

Contribuindo na vida daqueles que precisam, mas não tem condições financeiras para participação da equoterapia foi criado o projeto “Adote uma Criança”. Esse projeto pretende beneficiar os deficientes, através de pessoas interessadas que se comprometam em auxiliá-los financeiramente.  Mais informações podem ser obtidas com a proprietária Gloria, através do telefone: (48) 3465- 3362.

Colaboração: Thaise Vieira/Assessoria de Imprensa Adore

[soliloquy id=”96717″]