Economia

Brasil já é o quarto maior mercado de limpeza

O Brasil ocupa a quarta posição como o maior mercado mundial de produtos para limpeza. Segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) apenas Estados Unidos, China e Japão lideram o ranking.

O setor alcançou R$ 15 bilhões em vendas no ano passado, um crescimento de 3,5% em relação a 2011. O gasto médio dos brasileiros com produtos de limpeza nos últimos cinco anos também foi maior, atingindo alta de 41,5%, passando de R$161,31 para R$271,68 ao ano. Na comparação com 2012, o aumento foi de 8,1%.

“O maior poder aquisitivo das famílias e os vários lançamentos de produtos impulsionaram o setor”, afirma o gerente comercial do Giassi Supermercados, Noedir Benfato. E não é para menos, nos últimos anos mais de 4618 produtos de limpeza foram lançados.

Na rede catarinense a linha de Higiene e Limpeza em 2012 registrou alta de 18% em relação ao ano anterior. Ainda sobre os lançamentos os itens para limpeza de superfícies lideram, seguidos por produtos para cuidados têxteis.

Os números também são positivos em 2013. No primeiro semestre a categoria vendeu 16% mais que o mesmo período em 2012 em todas as unidades da rede. “Certamente o ano de 2013 vai fechar com um valor superior ao ano passado”, destaca Benfato.

Colaboração: Tiago Clezar