Esporte

Brasil leva susto, mas garante vitória na estreia da Copa do Mundo

Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM/Engeplus

Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM/Engeplus

A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo teve contornos de dramaticidade para a torcida verde amarela. Após levar um susto no começo da partida e sair atrás no placar, o Brasil conseguiu a sua recuperação e garantiu a virada no placar vencendo a Croácia por 3 a 1, com dois gols de Neymar e um de Oscar.

Conforme o site Engeplus, a Croácia começou a partida disposta a acabar com a festa dos donos da casa. No primeiro lance de perigo, Olic cabeceou para o chão e mandou a bola rente ao poste direito da meta defendida por Júlio César. Aos 10 minutos, o que era susto se transformou em drama para a torcida brasileira. Olic cruzou rasteiro da ponta esquerda, Jelavic desviou e Marcelo deu um toque sútil na bola mandando para o fundo da rede.

Após o gol, a Seleção Brasileira começou a se encontrar na partida e não demorou a conseguir a igualdade no marcador. Aos 22, Neymar fez boa jogada pelo lado direito e cruzou da linha de fundo, a zaga croata afastou a bola da área e no rebote Oscar acertou um bom chute exigindo grande defesa do goleiro Pletikosa. O lance voltou a animar a torcida verde e amarela, que pôde soltar o grito de gol da garganta aos 28 minutos de jogo. Oscar ganhou a dividida no setor de meio campo e tocou com perfeição para Neymar, o camisa 10 avançou em direção ao ataque e chutou da entrada da área mandando a bola no canto esquerdo baixo de Pletikosa. Incentivado pela torcida, a Seleção Brasileira tentou buscar a virada no placar ainda no primeiro tempo, porém sem sucesso.

No início da etapa final, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari seguiu lutando pelo seu segundo gol, enquanto a Croácia permanecia fechada e investindo na velocidade dos contra-ataques. Após muito insistir e não conseguir levar grande perigo a meta adversária, aos 23 minutos a Seleção Brasileira foi premiada pela arbitragem da partida. Fred foi lançado dentro da área e ao perceber a chegada do zagueiro se atirou ao chão e o árbitro, equivocadamente, anotou o pênalti. Neymar foi para a cobrança e chutou no canto esquerdo de Pletikosa, que ainda tocou na bola, mas não evitou o gol da virada.

Nos minutos finais da partida a torcida presente no Itaquerão chegou a esboçar o grito de olé, porém a Croácia seguia levando perigo e buscando a igualdade no placar. Na melhor oportunidade dos croatas, Modric chutou forte e Julio Cesar evitou o gol. Quando o cronômetro apontava 45 minutos, Oscar partiu em velocidade e da entrada da área chutou no canto direito de Pletikosa, fechando o placar da partida em 3 a 1.

Ficha técnica: Brasil 3 x 1 Croácia

Local: Estádio Itaquerão, em São Paulo (SP)
Arbitragem: Yuichi Nishimura (Japão), auxiliado por Toru Sagara (Japão) e Toshiyuki Nagi (Japão)

Cartões amarelos: Neymar e Luiz Gustavo (Brasil); Corluka e Lovren (Croácia)

Gols: Marcelo (contra), aos 10` do 1ºT (Croácia); Neymar, aos 28` do 1ºT, e aos 24`do 2ºT, Oscar, aos 45´do 2ºT (Brasil)

Brasil

Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Hernanes) e Oscar; Neymar, Fred (Ramires) e Hulk (Bernard)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Croácia
Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko; Rakitic, Kovacic (Brosovic), Perisic e Modric; Olic e Jelavic

Técnico: Niko Kovac