Cultura

Brasileiros poderão conhecer a história de Anita em longa metragem

Foto: Luiz Fernando Soares

Foto: Luiz Fernando Soares

Quem conhece a história do sul do país sabe quem foi Anita Garibaldi, a mulher que lutou ao lado de Giuseppe durante a Revolução Farroupilha. Mas e antes disso? Quais os fatos que levaram a Aninha virar Anita? Contar quem foi Ana Maria de Jesus Ribeiro, do seu nascimento até os 14 anos, é o principal objetivo do filme "Anita", realizado pela Correio do Sul Filmes. Além disso, o elenco tem o intuito de levar a heroína aos braços dos brasileiros. Já que antes de ser uma guerreira catarinense, Anita contribuiu para a história do país. As gravações do longa Anita terminaram essa semana, o lançamento deve ocorrer até o final deste ano.

Por mais que a vida da guerreira lagunense faça parte da história do Brasil e do mundo, muitos ainda não a conhecem. Mostrar que Anita é, antes de ser uma heroína do sul, uma guerreira brasileira é o objetivo pessoal da atriz Lize Souza perante ao longa. "Ela não é só lagunense, Anita é brasileira. Porque a Europa ama, luta por ela e muitos brasileiros não à conhecem? No Rio de Janeiro, São Paulo e nordeste as pessoas só conhecem a Giovana Antonelli, atriz que viveu anita na minissérie Casa das Sete Mulheres, na rede Globo. O meu sonho pessoal é entregar a Anita para o Brasil. Se nós entrássemos nessa luta com certeza os restos mortais dela já estariam em nosso país”, afirma.

A humanização de uma heroína

A morte do pai, estupro, abuso sexual, um casamento para salvar a família. Muitos fatores contribuíram para o amadurecimento de Anita. Segundo Lize, quando a parte humana de um herói é mostrada ao público, o realismo se torna mais forte. “Você traz o personagem para próximo do seu publico, tira ele daquele patamar que foi colocado. Esse grau de aproximação cria empatia e simpatia para com a história”, ressalta.

O longa Anita vai trazer um novo olhar perante a heroína. “O verdadeiro desafio desse filme foi torna-la frágil. É fácil interpretar a guerreira, fazer uma cara de mau e atirar para os lados. É muito mais difícil fazer a menina virando mulher, o choro, o sentimento de humilhação. Mas ela já era forte antes mesmo de se tornar um ícone. Quem deu o nome Anita à ela foi Garibaldi, entretanto a guerreira já existia e é isso que a gente quer mostrar”, conta Lize.

Grande elenco

Entre os grandes atores que participam do filme estão Paulo César Pereio, Jackson Antunes, Rosi Campos, Germano Pereira, Neuza Borges, Walter Breda e Luciano Szafir. O longa conta com a participação de 70 atores e quase 200 figurantes.

No elenco também estão figuras conhecidas do cinema e teatro do Sul do país, como Nadya Mendes, Artur Coelho Silva e Adriano Basejio. Entre os profissionais da região estão Karem Suyam Clezar Borges, que está fazendo a produção de elenco.

Visita à cidade

Com o intuito de visitar a cidade e reencontrar a família, a atriz Lize Souza, que reside no Rio de Janeiro, esteve em Laguna na tarde desta terça-feira (29). Na ocasião, a atriz esteve reunida com a vice prefeita Ivete Scopel.