Economia

Budny absorve mão de obra de internos da Penitenciária Sul

Parceria existe há um ano e meio e rende uma série de benefícios ao envolvidos

Há um ano e meio a Budny firmou parceria com a Penitenciária Sul, localizada em Criciúma, e desde então, vem absorvendo a mão de obra de sete internos que possuem conduta carcerária exemplar.

Os reeducandos são responsáveis por produzir itens da parte elétrica dos tratores, como chicotes de faróis e sinaleiras e também da parte eletrônica, como placas. “Depois que vimos que o serviço tinha qualidade passamos a mandar tarefas mais complexas para eles”, explica o líder do setor eletrônico, Lucas Cardoso de Souza, responsável por passar as instruções para a confecção das peças aos internos.

Conforme Lucas, a alta qualidade do trabalho e o intenso rendimento do serviço realizado por eles são pontos que chamam atenção. “Com a qualidade impecável e o alto volume de produção apresentado pelos internos, posso dizer que 70% da parte eletrônica e 50% da parte elétrica de tratores da empresa são feitas por eles”, pontua Lucas.

Trabalhando durante 8 horas diárias, de segunda a sexta, os internos recebem um salário mínimo, que pode ser destinado à família ou retido pelos mesmos. “Só o fato de ocuparmos nossa mente durante boa parte do dia já é uma terapia e uma grande ajuda. Com isso, podemos também auxiliar nossas famílias, enviando-os a renda que recebemos pelos serviços”, comemora um dos internos. Além de serem remunerados, os internos são beneficiados com a remição da pena assegurada por lei. Dessa forma, a cada três dias trabalhados, um dia de pena é reduzido.

O projeto, que proporciona uma troca de benefícios aos envolvidos, é uma chance, também, de preparar os reeducandos para o mercado de trabalho. “Nossa parceria é uma forma de reintegrá-los à sociedade por meio do trabalho, é uma forma de capacitá-los e prepará-los para a sociedade enquanto ainda estão no sistema prisional”, finaliza a psicóloga da Budny, Simone Balduino.

Colaboração: Bárbara Barbosa / Comunicação Budny