Geral

Búzios apontam ano difícil em 2014

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

O ano de 2014 será marcado pela realização da Copa do Mundo no Brasil e pelas Eleições Presidenciais. Porém, segundo o babalorixá Airton de Oxum, o ano que se aproxima será difícil em todos os setores, tanto na região e no estado, quanto no Brasil e no mundo. Ele explica que 2014 é o ano do orixá Xapanã, que é o dono da vassoura e das epidemias, o que pode levar tanto a incidência de doenças, como também a descobertas na área da saúde. 

De acordo com o babalorixá, em entrevista ao site Clicatribuna, a vassoura de Xapanã também irá varrer muita corrupção no país. É também o ano da orixá Obá, que representa a navalha e que poderá cortar tanto coisas boas quanto coisas ruins. Obá é uma orixá de rua e os protestos registrados em 2013 devem voltar em 2014. Airton de Oxum é babalorixá há mais de 30 anos e atende em Criciúma há 27. Os interessados em uma consulta particular podem entrar em contato pelo telefone 9803 2880. Confira a seguir as previsões de Airton de Oxum para o ano de 2014.

Política 

Criciúma – Divergências do prefeito Márcio Búrigo (PP) com a Câmara de Vereadores e com o ex-prefeito Clésio Salvaro (PSDB). Mais escândalos envolvendo políticos da cidade e descoberta de esquemas corruptos de duas pessoas públicas. Possibilidade de pedido de impeachment do prefeito. 

Estadual – Governo do Estado entre Raimundo Colombo (PSD) e Eduardo Moreira (PMDB), mas com possibilidade de que Colombo saia candidato a senador. Um deputado federal do Sul poderá s eleger senador, provavelmente Jorge Boeira (PP). 

Nacional – Dilma Rousseff (PT) se reelege como presidente do Brasil, mas enfrentará uma eleição conturbada, com protestos nas ruas e grande incidência de anulação de votos. A saúde será a principal reivindicação da população. 

Economia 

Criciúma – Aumento na taxa de desemprego e nova fase positiva para o carvão mineral, principalmente a partir de março. 

Estadual – O ano será positivo para o turismo, mas a agricultura enfrentará problemas. 

Nacional – O Brasil não vai crescer muito e o aumento de impostos pelo Governo Federal irá revoltar a população. 

Criciúma Esporte Clube

O Tigre sofrerá, principalmente por problemas fora de campo. Até os primeiros seis meses deverá acontecer até três mudanças nos setores internos, até mesmo envolvendo o técnico. Caso não faça essas mudanças, o time corre o risco de ser rebaixado para a Série B. Mesmo assim, tem chances de disputar o título do Catarinense, provavelmente com o Figueirense. Dois meninos das categorias de base devem despontar no futebol nacional e até internacional..

Copa do Mundo

A seleção brasileira não deve ser a vencedora da Copa do Mundo de 2014. Segundo os búzios de Airton de Oxum, o Brasil até avança para as últimas fases da competição, mas não levantará a taça de hexacampeão. As seleções da Argentina e da Alemanha aparecem como favoritas.

Segurança

Criciúma – Crescimento da criminalidade infantil, mais crianças e jovens participando do tráfico de drogas. Problemas no presídio, motins, fugas, rebeliões. Acontecimentos relacionados ao fogo.

Estadual – Tragédias envolvendo rodovias e enchentes. Muitas pessoas desabrigadas nos Vales do Araranguá e de Itajaí. Desmoronamentos também serão registrados.

Nacional – Previsão de um acidente aéreo e de tremores de terra.

Mundo

A crise mundial atingirá outros países. Uma epidemia ligada a armas químicas será a causadora de muitas mortes na região da África e da Ásia.

Mortes

Criciúma perderá três pessoas conhecidas da sociedade: um homem ligado ao esporte, um ligado à política e uma mulher relacionada ao meio cultural.