Sem Categoria

Cade solicita condenação de 17 pessoas e 32 postos de combustível por cartel em Joinville

Processo administrativo tramita desde 2015. Justiça comum já condenou cinco pessoas.

Foto: Divulgação

Após a Justiça ter condenado, em junho, cinco pessoas por formação de cartel na venda de combustíveis em Joinville, no Norte catarinense, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade emitiu uma recomendação que amplia a condenação a 17 pessoas físicas e 32 postos revendedores.

A recomendação foi emitida na última sexta-feira (11) e ainda deve ser analisada pelo tribunal do próprio Cade. Na prática, é um processo administrativo que pode fazer com que as empresas paguem multa de até 20% do faturamento bruto e as pessoas físicas arquem com multas de R$ 50 mil a R$ 2 bilhões.

A denúncia que culminou com a decisão judicial foi feita em 2014 por um empresário da região. Já o processo administrativo no Cade iniciou em 2015, depois de recebimento de escutas telefônicas e outras provas. Conforme o Cade, proprietários de postos de combustíveis de Joinville combinaram preços entre si e também induziam postos que vendiam mais barato a aumentar os preços para fortalecer o cartel.

Com informações do site G1 SC

Notícias Relacionadas

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.

Procon fecha dois postos que vendiam gasolina adulterada em Laguna

O órgão interditou os estabelecimentos nesta quinta-feira (4), e irá solicitar à Secretaria da Fazendo a suspensão do alvará de funcionamento por cinco anos.

Petrobras reduz novamente preços da gasolina e do diesel em refinarias

No acumulado do ano, preço da gasolina caiu 48,2% e o do diesel 35,4%

Após ameaças, abastecimento de combustível é suspenso na região da AMESC