Geral

Cadeirantes vivem emoção de tomar banho de mar depois de anos

Foto: Bianca Goulart

Foto: Bianca Goulart

Um momento único e muito especial marcou a vida de diversas pessoas nesse fim de semana em Balneário Arroio do Silva. Com o lançamento do projeto Praia Acessível, uma cadeira de rodas especial, adaptada para banho de mar, está sendo disponibilizada no posto de guarda-vidas central, oportunizando mais acesso aos cadeirantes e aos portadores de necessidades especiais. Com isso, no lançamento, muitas pessoas puderam dar o primeiro mergulho nas águas do mar.

Uma delas foi Marlene Fernandes, que aos 48 anos viveu um momento, segundo ela, praticamente indescritível. “Tive paralisia e não ando desde os dois anos de vida. Hoje, esse banho de mar foi a realização do meu sonho. Foi maravilhoso, uma sensação única e eu só tenho que agradecer a Deus e a todos por essa oportunidade”, disse emocionada.

Balneário Arroio do Silva foi o primeiro município a receber o projeto, o qual garante o acesso e a mobilidade para muito mais pessoas que frequentam o Balneário. “É muito bom ver o sorriso e a alegria de tanta gente através do projeto Praia Acessível. Com certeza a alegria não é só das pessoas que tomam o banho de mar depois de anos ou pela primeira vez, mas é de todos nós que presenciamos um momento tão emocionante como esse”, destaca o prefeito Evandro Scaini.

O projeto foi idealizado pelo grupo de voluntários Ação Mais, que desenvolve ações sociais na região Sul. Com isso, através de ações realizadas ao longo do mês dezembro, foi possível comprar as cadeiras e desenvolver o projeto pioneiro no litoral catarinense. “Fizemos várias ações para poder viabilizar a compra das cadeiras e, agora, esta aquisição é da comunidade. É interessante frisar também que esta ação tem várias parcerias, entre elas com o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Cruz Vermelha e prefeituras”, ressalta o coordenador do Ação Mais, Marcelo Raupp.

Duas cadeiras de rodas especiais foram doadas à comunidade, uma disponível no Arroio do Silva e outra em Balneário Rincão. Qualquer pessoa que tenha algum tipo de limitação e deseja utilizar a cadeira do projeto Praia Acessível pode chegar na área central, no posto de guarda-vidas, que os profissionais orientam e auxiliam no banho de mar. “Estaremos todos os dias aqui para atender quem precisa. Quem quiser pode entrar em contato com a gente para fazer o agendamento pelo telefone 9165-5791”, informa o comandante da operação veraneio do Arroio do Silva, sargento Juan Fernandes.

O lançamento oficial do projeto foi realizado neste sábado e contou com a presença de lideranças municipais, Corpo de Bombeiros, representantes de entidades e integrantes da Associação dos Deficientes Físicos de Araranguá (ADEAR). Os integrantes da Associação aproveitaram o momento e curtiram o banho de mar com segurança. “Um dia marcante, sem dúvida. Poder entrar no mar, mergulhar e sentir a água salgada com tranquilidade é muito bom”, relatou Fátima Corrêa, que não tomava banho de mar há 25 anos.