Mundo Animal

Cães e os fogos de artifício

Foto: Reprodução Internet

Época boa hein? Passamos pelo natal e estamos chegando na tão esperada virada de ano, hora de reunir a família e os amigos e de comemorar a chegada de 2018! Muitas pessoas aproveitam a comemoração para estourar fogos de artifício, tradição antiga, que embeleza o céu nesta noite! Mas o que para a gente pode ser só motivo de comemoração… para nossos cães pode se tornar um pesadelo!

Muitos animais sofrem com o barulho dos fogos, isto porque sua audição é muito mais sensível que a nossa, tornando os foguetes muito mais audíveis e assustadores. Então, veja algumas dicas para amenizar o sofrimento dos bichinhos.

  1. Abafe o som externo. Feche toda a casa e utilize o som da televisão, ou músicas para amenizar o barulho dos foguetes.
  2. Não deixe seu animal sozinho neste momento, muito menos presos a correntes/guias, pois ele pode se assustar e acabar se machucando.
  3. Deixe-o se esconder, animais se sentem mais protegidos em tocas/casinhas ou lugares escondidos, como embaixo da cama ou dentro da estante.
  4. Coloque tufos de algodão nos ouvidos deles, só não esqueça de retirar.
  5. Certifique-se de fechar os portões e portas para evitar fugas e mantenha o animal com coleira identificada.
  6. Demonstre confiança, para que ele possa entender que os fogos não são uma ameaça.
  7. Se você tiver tempo, acostume seu cão ao som dos fogos, colocando vídeos e associando este som a algo que ele goste, um petisco por exemplo.
  8. Outra boa dica é um truque chamado “Tellington Touch”, que consiste em amarrar seu cão com uma faixa para reduzir a irritabilidade através do aumento da circulação sanguínea e que automaticamente causa uma sensação de bem estar.

Veja o passo a passo:

Foto: Reprodução Internet

Mas caso o seu cão possua alguma doença que se agrave com o estresse dos foguetes ou um pânico incontrolável, procure um médico veterinário que poderá examinar o caso e se necessário receitar um tranquilizante para evitar crises maiores como convulsões e até mesmo morte súbita.

Faça com que a virada de ano seja uma ótima data para seu cãopanheiro também!

Feliz ano novo e que 2018 venha com muita saúde, paz e realizações!

Notícias Relacionadas

A baixa qualidade da educação brasileira

A professora e colunista Ana Maria Dalsasso questiona os pais sobre a qualidade da educação nas escolas públicas do país. E você, está satisfeito?

Hospital São José de Criciúma realiza primeira cirurgia de coluna por vídeo

Procedimento muito menos invasivo, a primeira cirurgia por vídeo realizada na instituição, durou cerca de 38 minutos, superando as expectativas do médico cirurgião.

Mais um ano se passou…

A professora e colunista do Portal Sul In Foco, Ana Maria Dalsasso, traz uma reflexão sobre o fim de ano e os acontecimentos políticos no país.

Inspirações para o ano novo