Geral

Calçados que primam pelo conforto conquistam a terceira idade

Cada vez mais modernos, os sapatos são flexíveis, fáceis de lavar e pesam apenas 240 gramas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sapatos, itens comuns no armário e nos pés de qualquer um. Muitas vezes escolhidos pelo preço, pela beleza ou, então, pela exclusividade. Mas para os idosos a história é diferente. O conforto e a segurança dos calçados vão além de quaisquer outros itens. O Ministério da Saúde estima que, por ano, cerca de 30% dos acidentes com pessoas da terceira idade são ocasionados por quedas. E para evitar ou impedir que os mais velhos se firam, diversas marcas investem pesado nos modelos adaptados a essa nova realidade.

Conforme o gerente da loja Bem Calçado de Içara, Jeferson Duarte, alguns detalhes são analisados para serem seguros e recomendados aos idosos. “O sapato não pode ser apertado, já que assim causa dores, e com o atrito constante, feridas. Também não pode possuir salto alto, pois o salto desloca o apoio normal dos pés, que é de 50% na parte da frente e 50% na parte de trás. Isso fará com que o idoso perca o equilíbrio, aumentando as chances de cair”, enfatiza Duarte.

De acordo com dados médicos, com o tempo as articulações do corpo humano vão ficando mais frágeis, já que as caminhadas tornam-se menos constantes e a pessoa responde mais lentamente ao equilíbrio. Por este motivo a escolha do par de calçado torna-se ainda mais rigorosa. “É interessante evitar cadarços, fivelas e fechos difíceis de enxergar. Recomendamos os flexíveis, pois evitam os famosos calos e edemas, comuns em grande parte dos idosos”, revela.    

A aposentada Teresinha Nandi Nuncio aderiu à ‘moda’ do conforto há dez anos. “Eu comecei a usar esses calçados super confortáveis porque tenho problema nas juntas e não gosto de calçados apertados. Eles são ótimos, fazem toda a diferença ao caminhar”, conta a senhora de 65 anos.

A moda se adapta ao “novo” mercado

As empresas de calçados voltados ao público da terceira idade estão começando a investir forte no design dos modelos. A professora de artesanato, Janete Defreyn Lictenfels, é uma das que já percebeu as mudanças. “Eu uso há mais de dois anos a marca Usaflex, e tenho cinco pares. Hoje posso calçá-los em todas as estações do ano, já que são diversos tipos e cores. Antes não era assim”, conta Janete, que acrescenta a qualidade do produto. “Eu uso sapatos de outros tipos, mas esses que focam no conforto possuem uma maciez muito maior. Utilizo sempre para ir trabalhar”, pontua a professora de 56 anos.

A procura por calçados que oferecem extremo conforto cresceu tanto que somente a UsaFlex fabrica cerca de 25 mil pares por dia. Com o passar do tempo e aumento da demanda, diversas outras marcas se estabeleceram no mercado, priorizando o bem estar e comodidade ao caminhar.

Saiba mais

 Os calçados voltados para o conforto se diferenciam nos seguintes quesitos:

– diminuem o impacto com o solo no caminhar

– são flexíveis

– dão mais segurança e estabilidade

– possuem espuma com mais densidade e que gera mais conforto

– evitam bolhas

– são fáceis de lavar

– pesam cerca de 240g, mais leves que um calçado padrão que fica na casa dos 400g

Colaboração: Jadson da Luz/Ápice Comunicação