Poder Legislativo

Câmara aprova obrigatoriedade do “Teste do Coraçãozinho”

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

Falta muito pouco para que o exame de Oximetria de Pulso (Teste do coraçãozinho) passe a integrar o rol de exames obrigatórios a ser realizado nos recém-nascidos, atendidos no Hospital Municipal Henrique Lage de Lauro Müller. Isso porque, na noite desta segunda-feira (27), a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 13/2015, que obriga a realização do exame no hospital.

O projeto é uma iniciativa do Executivo Municipal, que acatou indicação do vereador Alan Jung Crocetta (PSD). “Atualmente, a cardiopatia congênita é detectada em alguns recém-nascidos somente após a alta hospitalar, o que resulta em morbidade significativa e ocasionalmente em morte. O objetivo do exame é detectar a presença de cardiopatia grave”, destaca o vereador.

Pela lei aprovada, o exame deverá ser realizado nos membros superiores e inferiores dos recém-nascidos ainda no berçário, após as primeiras 24 horas de vida da criança e antes da alta hospitalar.

Para entrar em vigor, a lei precisa agora ser sancionada pelo prefeito Fabrício Kusmin Alves.

Indicações

Nº 61/2015 do Vereador José Antonio De Bettio, que sejam pintadas as sinalizações horizontais, especialmente as lombadas na cor amarela; e especialmente as faixas de pedestre e indicações como por exemplo "PARE" que ainda não foram refeitas, em todo o município.

Nº 62/2015 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, que sejam efetuados reparos na estrada que dá acesso a granja de propriedade da Senhora Maria Eliza Carrer, e que dá acesso também, a residência do Senhor Adão Borges na Comunidade de Rio Capivaras Alto.

Nº 63/2015 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, que seja efetuada a roçada em toda a extensão da Rua Emílio Gazola no Bairro Arizona.

Nº 64/2015 do Vereador Valmir Cesconetto, que sejam efetuados reparos na ponte pênsil na comunidade de Quilômetro Cento e Sete, próximo a Avícola Catarinense. Justificativa: A passagem de pedestres, especialmente funcionários da Avícola, que diariamente fazem aquela travessia, está comprometida devido ao péssimo estado de conservação daquela ponte.

Nº 65/2015 do Vereador Everaldo Ferreira da Silva, que sejam efetuados reparos na ponte localizada próximo as residências dos senhores Janício da Silva Sidnei Lembecker, na comunidade de Itanema.

Requerimento

Nº 12/2015 do Vereador José Antonio De Bettio, envio de ofício ao Senhor Enaldo dos Santos, Gerente Regional da Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A – Celesc, de Criciúma para que seja feita uma extensão da rede elétrica na comunidade de Rio Bonito, desde a Madeireira Caciatori, até a ponte que liga a comunidade de Lazarin, próximo ao lavador da Carbonífera Beluno. Justificativa: Este trecho de aproximadamente 70 metros, bem como a cabeceira da ponte, representam perigo e risco de acidentes, para  veículos e pedestres devido a escuridão no local.

Pronunciamentos

A Tribuna, espaço destinado às manifestações pessoais dos vereadores, foi ocupada por Ema Hofmann Benedet, Everaldo Ferreira da Silva e Helder Velho, os três do PMDB; Ronaldo da Silva e Valmir Cesconetto, ambos do PP; Alan Jung Crocetta (PSD); e pelo presidente José Cambruzzi (PMDB).

Confira no áudio abaixo a sessão na íntegra.