Política

Câmara de Lauro Müller terá sessão extra na segunda-feira, dia 29

Foto: Sul in Foco/Arquivo

Foto: Sul in Foco/Arquivo

Os vereadores de Lauro Müller foram convocados esta semana, pelo prefeito Fabrício Kusmin Alves, para uma sessão extraordinária na próxima segunda-feira, dia 29, às 19h. Na pauta da sessão consta a votação de três projetos de leis do Executivo Municipal.

Um deles é o Projeto de Lei Nº 55/2014, que “DISPÕE SOBRE FERIADOS RELIGIOSOS MUNICIPAIS, REVOGA A LEI 740 DE 15 DE MAIO DE 1990 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Este projeto pretende alterar a data de comemoração do aniversário de Lauro Müller, passando de 20 de janeiro para 25 de setembro.

O Executivo justifica que a atual data não é nem um pouco propicia para a realização de festas, pois é um período de férias em que muitas pessoas estão ausentes do município.

Conforme o prefeito a maioria dos Clubes de Serviços e setores organizados da sociedade, não somente nessa data, mas no período compreendido entre o natal e carnaval estão em recesso e, ainda que se coloquem a disposição como parceiros para os eventos comemorativos, há limitações em função do período de férias.

“As escolas, parceiras em potencial principalmente no envolvimento dos alunos nas atividades culturais e artísticas, quando poderiam ser trabalhados os temas relativos à nossa história, aprofundando conhecimento e despertando o orgulho pela terra em que vivemos, reconhecendo o trabalho e a bravura dos precursores, também encontram-se em férias no período, dificultando o envolvimento e a participação dos alunos tanto da rede municipal quanto da estadual”, argumenta o chefe do executivo.

Ainda conforme o prefeito Fabrício, o Poder Executivo, responsável maior pelo planejamento e execução das atividades de comemoração de aniversário do município, tem registrado ao longo dos anos, dificuldades cada vez maiores, para aglutinar parceiros e público em torno do propósito.

O dia 25 de setembro está sendo proposto por ser nesse dia, no ano de 1905, que o território lauromüllense, até então chamado de Estação das Minas, passou a ser denominado, oficialmente de Lauro Müller, homenagem sugerida pelo engenheiro Álvaro Rodovalho Marcondes dos Reis, ao então Ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas, Lauro Severiano Müller (1864-1926), homem de uma visão muito à frente de seu tempo, tendo sido ele também um grande incentivador da extração de carvão no sul do estado de Santa Catarina.

Os outros dois, são o de nº 56/2014, que “DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DO INCENTIVO FINANCEIRO REFERENTE AO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA – PMAQ-AB NO MUNICÍPIO DE LAURO MÜLLER/SC E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS” e o de nº 57/2014, que “AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO PROCEDER A DOAÇÃO DE UMA ÁREA DE TERRAS PERTENCENTES AO MUNICÍPIO À EMPRESA RCX ADMINISTRATIVO LTDA ME E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

No caso da doação de terras, o executivo justifica que é para à instalação de uma empresa de prestação de serviços, que trará muitos benefícios como a geração de empregos e renda com mão de obra do município, incremento de arrecadação de impostos como o ISS, além de aumentar o potencial econômico e empresarial da cidade.