Geral

Câmara de Vereadores concede título de Cidadania Honorária a médico Orlando Tobias Junior

O projeto de Decreto No 1/2014, sobre a concessão do título de Cidadania Honorária ao médico Orlando Tobias Junior, "in memoriam", foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Araranguá na sessão de terça-feira, dia 13. A proposta, de autoria do vereador Daniel Viriato Afonso (PP), tem por objetivo realizar uma homenagem ao ilustre e conhecido profissional pelos serviços prestados ao município.

A família do médico e amigos compareceram em peso na realização da homenagem. “Eu tenho dito sobre esse título que é uma forma de reconhecimento por tudo aquilo que uma pessoa realizou para a sociedade de Araranguá”, ressaltou Daniel. O vereador salientou também a importância do papel do médico no município. “Esta Casa está reconhecendo o profissional que tanto a saúde precisa”, destacou.

Compareceram a mãe do médico, Elice Guimarães Tobias, os irmãos do profissional, Vanessa Tobias e Juliano Tobias, o pai Orlando, os filhos Mateus e Bernardo Miguel, e a esposa Lígia. Também prestigiaram a sessão, a amiga da família, a ginecologista Lorena Rosa, o ex-diretor do Samae e ex-vereador, Ernani Palma Ribeiro, e a representante do deputado e presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticelli, Vivian Tamai.

Lorena ressaltou a simplicidade e o lado solidário do profissional. “Foi um colega que não se importava com a disputa no mercado de trabalho. O Orlando recebia os colegas e agregava-os”, relembrou a médica.

Já Vanessa Tobias, emocionada, destacou a alegria de viver de Orlando e agradeceu o carinho dos araranguaenses para com os familiares e o médico. “Queremos que todos possam ser felizes como ele e que possam contar com a nossa família”, destacou a jovem.

Para o vereador Lourival João, o Cabo Loro (PROS), a iniciativa de Viriato é uma forma não só da Câmara Municipal homenagear o médico, mas uma maneira de toda a cidade eternizar a figura do profissional. “Essa é uma homenagem da população araranguaense que deseja que o Doutor Orlando venha a fazer parte da nossa cidade”, ressaltou o vereador.

Já Geraldo Mendes (PT) elogiou os envolvidos na realização. “Quero parabenizar o Daniel e a todos os familiares pelo ser humano que passou pelo município e deixou marcas”, destacou o legislador.

O presidente do poder legislativo municipal, Ozair da Silva, o Banha (PT), lembrou que na ocasião da morte do médico não foi possível realizar o velório na sede da Câmara de Vereadores. “Hoje a Câmara fez justiça ao Doutor Orlando. Embora não tenha sido velado aqui, a nossa Casa dá ao doutor o título de que ele é um cidadão de Araranguá”, ressaltou o vereador.

Sobre o médico

Orlando Tobias Junior formou-se pela Universidade Federal de Santa Catarina em janeiro de 1998, especializou-se em ginecologia e obstetrícia e morava no município. O profissional deixou dois filhos e morreu aos 40 anos de idade.

Colaboração: Vanessa Irizaga/Assessoria de Imprensa

[soliloquy id=”66654″]