Poder Legislativo

Câmara de Vereadores inicia ano debatendo segurança e saúde pública em Cocal do Sul

A primeira sessão legislativa ordinária de 2016 foi marcada pelo debate sobre segurança e saúde pública na Câmara de Vereadores de Cocal do Sul.

No encontro que aconteceu nesta terça-feira (02), lideranças locais e os representantes do Poder Executivo acompanharam a sessão, em especial o prefeito Ademir Magagnin e a vice Cirlene Scarpato.

A presidente do legislativo, Ângela Maria Mendes Anjo (PPS), iniciou a sessão passando a palavra ao prefeito Ademir.

Como de costume no Poder Legislativo, o líder do Poder Executivo se pronuncia no retorno as atividades. “Independente do que acontecer neste ano, legislativo e executivo, tem o compromisso de mostrar a sociedade, aquilo que a fez confiar em nós na hora do voto há três anos. O diálogo entre executivo e legislativo é a melhor forma de construírmos uma sociedade e avançarmos em projetos e obras”, ressalta Magagnin.

A vereadora Ângela foi a próxima a se pronunciar na tribuna da câmara. Enalteceu a proximidade com o Poder Executivo e agradeceu os vereadores pela escolha do seu nome para a presidência da casa neste ano.

“O executivo e legislativo trabalharam em harmonia e quem ganha é o povo. Entramos com um único objetivo e com certeza no final do ano prestaremos as contas do que fizemos e deixamos de fazer a população. Teremos um grande ano, senão o melhor. Trabalhando unidos, conseguiremos alcançar os nossos objetivos e quem ganha é o povo de Cocal. Independente de partido, estamos aqui para trabalhar por Cocal”, destacou Ângela.

Ângela ainda fez um breve histórico de ações no qual o legislativo participou neste início de ano e falou sobre a insegurança que a cidade vive, exemplificando com um arrombamento recente na área urbana da cidade.

A ex-presidente da câmara e vereadora Roseny Cittadin Barbosa, a Nega (PMDB), também usou a tribuna para agradecer. “Sempre procuramos acertar e propiciar o melhor para o nosso município. Busquei agir de acordo com a legalidade e transparência”, enfatiza.

E o tema segurança voltou em discussão durante os pronunciamentos, acompanhado da saúde. Sidney Duarte de Oliveira (PSDB) lembrou que a população deve contribuir com idéias.

“Vamos fazer projetos, reuniões e buscar alternativas para melhorar a segurança, mas não é o vereador culpado pelo problema neste setor. A sociedade tem que ser participativa. Os moradores de cada bairro também têm que procurar alguma forma de diminuir este problema”, afirma Sidney.

Quanto à proliferação do mosquito da dengue, foi direto: “Quanto ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, vamos nos unir para combatê-los e manter nossas residências limpas. Cada um deve fazer a sua parte e verificar o seu terreno”, finalizou.

Volnei da Silva, o Nei (PSD) foi mais enfático quanto à saúde no município. Cobrou dos líderes do executivo, presentes na sessão, uma solução para a ambulância que fica parada em frente ao Pronto Atendimento da cidade sem utilidade, segundo ele.

“Recentemente, uma senhora do bairro Cristo Rei, precisou de atendimento médico de urgência e a ambulância do município não pode ser utilizada. Conversei com a secretária de saúde e ela me explicou que, nesses casos, somente o Corpo de Bombeiros ou o Samu podem prestar o atendimento. É uma determinação. A senhora faleceu e o socorro chegou tarde demais. Se não pode sair, deixa na garagem. Não podemos deixar a ambulância ali parada em frente à unidade de saúde e, quando o cidadão mais precisa do transporte para o socorro de uma pessoa em fase terminal de vida, não poderia sair por uma determinação. Acho que é uma questão de conversar e ver a possibilidade de algumas exceções”, destaca Nei.

A próxima sessão ordinária está marcada para dia 16 de fevereiro, às 19 horas.

Comissões formadas

Ainda na segunda-feira (01), os vereadores se reuniram no fim da tarde para formar as comissões para os trabalhos legislativos de 2016.

Após uma longa discussão, acompanhada da assessora jurídica, Andréia Savi Mondo, as comissões foram formadas e a mesa diretora está composta da seguinte forma:

 

Mesa Diretora

Ângela Maria Mendes Anjo – Presidente:        

Volnei da Silva – Vice-presidente

Sidney Duarte de Oliveira – 1º Secretário           

Luiz Henrique Bittencourt – 2º Secretário

 

Comissão de Constituição e Justiça

Volnei da Silva – Presidente

Roseni Cittadin Barbosa – vice

Telma Possamai Della Bez Birolo e Geraldo Echeli – membros

 

Finanças

Sidney Duarte de Oliveira – presidente

Luiz Henrique de Bittencourt – vice

Agenor Benatti Pedroso e Edson Rosso – membros

 

[soliloquy id=”167685″]