Geral

Caminhada vai marcar o Dia Nacional de Combate à Exploração Infantil em Içara

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Caminhada pela Rua Cel. Marcos Rovaris, em Içara, vai marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). A segunda edição da atividade alusiva à data, promovida pela Secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda (onde vai iniciar o percurso),por meio do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), acontecerá nesta segunda-feira (12), a partir das 8h30min.

No início do trajeto, que vai encerrar na sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI) assim como em outros dois pontos, acontecerão apresentações relacionadas ao tema, feitas por estudantes de escolas e CEIs que participarão da ação. O evento ainda vai contar com a presença de autoridades municipais, secretários, lideranças comunitárias e as equipes da secretaria e Assistência e do CREAS. Todo o percurso será acompanhado por carro de som com chamadas de conscientização.

“Durante o percurso ainda serão distribuídos materiais informativos e de orientação. Importante salientar que toda a sociedade deve assumir o compromisso do enfrentamento à violência de qualquer natureza contra crianças e adolescentes promovendo e colaborando, direta ou indiretamente, com o desenvolvimento saudável, digno e protegido das mesmas”, assinalou a coordenadora interina do CREAS Ivonete Martinhago.

Já a secretária da Pasta, Juci Fernandes lembrou que o enfrentamento à violência infantil acontece diariamente, “mas neste dia as atividades serão voltadas a chamar a atenção para o problema, pois somente através da mobilização, articulação e fortalecimento da rede socioassistencial podemos lutar em defesa dos direitos de nossas crianças. E este deve ser o objetivo de toda a sociedade. Contamos com a participação de todos”, salientou.   

Todos os casos de violência e exploração de crianças e adolescentes devem ser denunciados a órgãos competentes como: Conselho Tutelar: 3432-7668 ou 8477-8393; Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual – CREAS contra crianças e adolescentes – Içara: 3432-7247; ou ainda pelo Disque 100 que tem ligação gratuita.

Colaboração: Alexandra Cavaler