Geral

Caminhoneiros recebem atenção especial da Secretaria Municipal de Saúde

Aproximadamente 60 caminhoneiros participaram da ação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o SEST/SENAT, no Posto Rosso, no bairro Quarta Linha, na manhã desta terça-feira (1°). No local onde os dezenas dos profissionais da estrada fazem uma pausa das longas viagens, na manhã desta terça-feira (1°), equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) prestaram orientações e executaram testes rápidos e avaliações de saúde. A ação ocorreu em alusão ao Dia do Caminhoneiro, lembrado em 30 de junho.

Segundo a enfermeira responsável pelo evento, Kenia Peplau Ortolan Neves, o evento foi organizado pensando naqueles que pegam a boleia de um caminhão e não possuem tempo para receber o mínimo de cuidados com a saúde. “O movimento foi bem intenso. Tivemos o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que parou diversos motoristas e os orientou a participar da ação que preparamos. Sabemos que a vida dos caminhoneiros é dura e suas condições de saúde oferecidas durante a jornada de trabalho os expõem a vários riscos”, declarou a enfermeira.

Além das orientações com nutricionistas e fisioterapeutas, os profissionais puderem realizar aferição de pressão, massagem, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Está contabilizado pela PRF que diariamente trafegam pelas estradas brasileiras dois milhões de caminhoneiros que transportam 60% de cargas em todo país.

Segundo o caminhoneiro Alcides Joaquim, esta é uma oportunidade interessante para trazer a lembrança para a manutenção dos cuidados com a própria saúde. “Pra mim é ótima esta ação, pois não tenho tempo de frequentar o médico como outras pessoas. Todas as orientações são válidas, mas para mim a da nutrição é a que mais vale, pois não consigo comer direito”, apontou Joaquim.

Colaboração: Milena dos Santos/Diretoria Executiva de Comunicação

[soliloquy id=”74226″]