Geral

Camisas metálicas são instaladas na Ponte de Laguna

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O consórcio Ponte de Laguna, formado pelas empresas Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase, contratada pelo DNIT para construção da ponte para travessia do Canal de Laranjeiras, finalizou no mês de maio passado, a instalação de todas as camisas metálicas no leito da lagoa Santo Antônio dos Anjos. Os cilindros de metal, usados para construção dos pilares começaram a ser instalados em outubro de 2012, na cabeceira Norte, no segmento em terra, no bairro Cabeçuda.

As três primeiras camisas foram instaladas, aproveitando a condição de superficialidade da camada rochosa e o vão escavado para o salvamento arqueológico do sambaqui existente no entorno do pilar, próximo ao km 314. Ao todo, foram instaladas 478 camisas metálicas no leito da lagoa Santo Antônio.

Os cilindros serviram de molde para a construção dos pilares de sustentação da ponte, tanto em terra firme, quanto dentro da Lagoa Santo Antônio. Os trabalhos de construção de um pilar começam com a instalação das camisas metálicas (cilindros metálicos) em posição vertical. Depois é instalada no topo do cilindro perfuratriz para escavar a rocha e abrir caminho para a colocação das ferragens e concretagem dos pilares. Todo o sedimento é retirado por pressão, sendo tratado antes do descarte. A instalação das camisas metálicas e da perfuratriz foi feita por guindastes de grande porte, necessários devido às dimensões da obra.

Como será a Ponte de Laguna

A ponte para travessia de Cabeçuda e Canal de Laranjeiras, obra da segunda fase de duplicação da BR-101 Sul catarinense, tem 52 vãos, com 53 conjuntos de apoios – cada apoio tem dois pilares, sendo o quinquagésimo terceiro travessa de concreto armado. A Ponte de Laguna está em construção entre o km 312,9 ao km 315,8 da rodovia federal, entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava. Serão 2.830 metros de pistas elevadas, unindo o lote 1 da travessia urbana lagunense ao lote 25, já duplicado.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através dos trabalhos realizados pelo consórcio Ponte de Laguna (Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase), vem realizando atividades para construção da ponte desde 2012, quando foi assinada a Ordem de Serviço. Desde então, o consórcio executor realizou a dragagem do canal de serviço, recrutou profissionais – hoje são mais de 1.600 trabalhadores, construiu o canteiro central, com escritórios, dormitórios, refeitório, usina de concreto, pátio de obras e deck para carga e descarga das balsas, construção de cabeceiras, construção de pilares e travessas, instalação de aduelas e suportes laterais (mãos francesas) e construção dos apoios para dois mastros.

Os cuidados numa obra rodoviária

A construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna, é empreendimento rodoviário de grandes proporções. Toda a comunidade lindeira, localizada nos bairros Cabeçuda e Mato Alto precisam atentar para alguns itens de segurança. O mesmo é requerido dos pescadores, turistas e usuários da BR-101 Sul que trafegam entre o km 312 ao km 314.

Pescadores artesanais ou turistas que naveguem pela Lagoa Santo Antônio dos Anjos por canoas, lanças ou jet-skis devem atentar a circulação das balsas de serviço, transportando peças, trabalhadores, aduelas e combustível, navegando do Canteiro Central até a frente de obras em água. É preciso observar o espaço sinalizado com boias metálicas, onde o canal de serviço foi dragado para circulação das embarcações envolvidas na construção da ponte.

O DNIT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitam aos motoristas e pedestres, por vez, para atentar a movimentação de equipamentos e trabalhadores nas obras de construção. A frente de trabalho está toda cercada por tapumes, para evitar que pessoas não autorizadas possam acessar à obra, se expondo a riscos desnecessários.

Para a população lindeira é preciso atentar aos cuidados necessários para cruzar as faixas de rolagem construídas no desvio. É proibida a entrada de pessoas não autorizadas dentro das frentes de serviços. Atenção redobrada também a movimentação de trabalhadores e equipamentos na rua Dr. Paulo Carneiro, no bairro Cabeçuda, lindeira aos trabalhos. Toda a movimentação de obras é acompanhada por técnicos do consórcio Ponte de Laguna. 

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC