Geral

Campanha “Aids e Espiritualidade” une prevenção e religiosidade

Foto: Decom Criciúma

Foto: Decom Criciúma

Com intuito de promover a prevenção da Aids e evitar o abandono do tratamento, a Administração Municipal promoveu nessa sexta-feira (28) duas ações com a participação de líderes e de parte do público religioso. As iniciativas fazem parte da campanha “Dezembro Vermelho”, que inicia nesta segunda-feira (1º) a programação e traz como lema “Aids e Espiritualidade”.

No começo da tarde, a equipe da Secretaria de Saúde, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e do Programa de Atenção Municipal à DST/HIV/AIDS (PAMDHA) estiveram na mesquita palestina fazendo a divulgação da campanha. Materiais de conscientização e camisetas foram entregues aos fieis. Este foi o primeiro encontro dos próximos que utilizarão a palavra religiosa para disseminar orientações e informações sobre a AIDS.

Uma das motivações de unir religião aos serviços de saúde foi o grande número de pessoas que abandonaram o tratamento devido à cura religiosa. “Elas diziam que iam à igreja e que voltavam curadas e depois quando procuravam novamente nossos serviços, já estavam com o quadro da doença muito avançado”, afirma a psicóloga e coordenadora do Pamda, Fabiana Bardini Flores.

A representante ressalta números preocupantes. Santa Catarina é o segundo Estado brasileiro com maior incidência de Aids e Criciúma está entre as 20 cidades com mais portadores de HIV. Líderes religiosos se reuniram na Sala de Atos, no Paço Municipal, em encontro com o Prefeito Márcio Búrigo para definir meios de abordar o tema durante todo mês de dezembro.

O prefeito ouviu a proposta da campanha e salientou a importância de procurar assistência. “Mais importante que o diagnóstico da doença, é ter esta consciência de que o abandono do tratamento é o encaminhamento para a morte. Quem tem a doença, tem que tratar e se houver a desistência, o HIV vai derrubar todo sistema imunológico”, frisa Márcio.

Participaram do encontro os padres Joel Savi e Vilson Buss, o pastor e presidente do Conselho de Ministros e Pastores Evangélicos do Sul Catarinense, José Carlos Melo de Oliviera e o Sheikh – Adil Ali Pechliye.

Atendimento nas unidades

A partir desta segunda-feira, as unidades de saúde estarão disponibilizando testes rápidos para o diagnóstico da AIDS dentro de seu horário regular de atendimento. Encaminhamentos à demais serviços também serão agendados se necessários.

Colaboração: Denise Possebon