Saúde

Campanha busca coração para criança recém-nascida

A menina que tem cinco meses já fez sete cirurgias e teve cerca de 200 paradas cardíacas

Foto: Reprodução Facebook

Foto: Reprodução Facebook

Com o intuito de encontrar um doador compatível e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos, os pais de uma menina de cinco meses estão organizando uma campanha através de uma página no Facebook. Conforme o site Engeplus, a ação chama-se “Um coraçãozinho para Lanah” e já possui mais de seis mil curtidas.

Conforme a mãe da menina, Angélica Oesterreich, a ideia principal é fazer com que as pessoas divulguem a página para que o caso seja conhecido em todo o Brasil. “Encontrar um doador compatível já é difícil e encontrar um doador bebê é mais ainda”, afirma ela e acrescenta, “alguns médicos me alertaram que em São Paulo as chances são maiores. Queremos divulgar para que moradores de lá tenham conhecimento do caso de Lanah e também nos ajudem”, diz.

O casal (pai e mãe de Lanah), eram moradores do bairro Nova Esperança, em Criciúma, mas precisaram se mudar para Porto Alegre (RS) para fazer o tratamento da filha. Hoje a menina está com cinco meses e nunca saiu do hospital. “Eu fico com ela das 7 horas às 19 horas e meu esposo fica das 19 às 7”, conta Angélica.

A doença de Lanah

O problema de Lanah é genético e chama-se síndrome de QT Longo. Desde que nasceu, a menina já passou por sete cirurgias e teve, aproximadamente, 200 paradas cardíacas, sendo que a mais longa durou 16 minutos. Conforme o médico de Lanah, Dr. Salomão Shames Neto, a síndrome de QT Longo é considerada rara.

“No caso de Lanah torna-se mais rara ainda pois há um agravante que categorizamos de QT Longo preta. Isso torna o problema ainda mais maligno e difícil de encontrar um tratamento que resolva a situação de forma definitiva. Até agora já tentamos vários métodos, mas não obtivemos resultados”, esclarece o médico.

Ajuda

Para custear os gastos no Estado vizinho o casal decidiu vender a casa que possui em Criciúma. Os interessados em comprar podem entrar em contato com o pai da menina (Diogo) pelo telefone (5193130458). Doações em banco ou lotéricas também podem ser realizadas. Segue abaixo os dados.

Caixa Econômica Federal
Angelica Rúbia Oesterreich Martins
Agência 0451
Operação 013
Conta 21766-7
CPF 08254795924

Página no Facebook – Um coraçãozinho para Lanah