Saúde

Campanha contra a gripe abre nesta terça-feira em Criciúma

Meta da Vigilância Epidemiológica é imunizar 80% do público alvo que soma 58.260

Foto: Arquivo Decom

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A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe abre nesta terça-feira (22) e a meta preconizada pelo Ministério da Saúde em Criciúma é a imunização de 80% de um público alvo de 58.260, o que representa mais de 46 mil pessoas. A Vigilância Epidemiológica de Criciúma já recebeu as doses para iniciar a campanha e em paralelo organiza as ações que integrarão o Dia “D” de mobilização, que acontecerá no próximo sábado dia (26) das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.

A novidade para este ano, segundo com a coordenadora do setor de imunização da Vigilância Epidemiológica, Joice Savi, ficou por conta da ampliação do público infantil. Agora a vacinação deve ser feita em criança de seis meses até menores de cinco anos. Antes era dos seis meses até menores de dois anos.

Além desta primeira faixa etária integram o grupo de risco, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, população carcerária e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renal, hepática, neurológica, diabetes, imunossupressão e obesos) e acamados.

A campanha se estenderá até o dia 09 de maio, com doses disponíveis em todas as unidades de saúde de Criciúma, com exceção dos postos dos bairros Verdinho, Mãe Luzia e São Marcos que não possuem sala de vacina. Segundo Joice, os moradores destes locais poderão receber a imunização no “Dia D”.

A dose contra a gripe, conforme a coordenadora de imunização da Vigilância Epidemiológica é tríplice e inclui a do H1N1. “É muito importante que as pessoas procurem os postos de saúde e se vacinem porque ao longo destes anos de campanha, um estudo do Ministério da Saúde aponta que houve redução de 39% a 75% de mortandade e de 32% a 45% o número de internações hospitalares”, salientou. A imunização contra o vírus da influenza precisa ser feita anualmente.

Colaboração:Fernanda Zampoli/Diretoria Executiva de Comunicação