Saúde

Campanha “Novembro Azul” é lançada na Praça Nereu Ramos

Foto: Denise Possebon

Foto: Denise Possebon

Música, brindes, circuito de saúde, debate com profissionais da área e fogos de artifícios marcaram o lançamento da campanha “Novembro Azul” na manhã de sábado (1) na Praça Nereu Ramos. Atividades, organizadas pela Secretaria de Saúde, em parceria com o NASF, o SESI e o Iguatemi/Casan, visaram lançar a programação do mês e orientar sobre a prevenção de doenças acometidas ao público masculino.

Durante toda a manhã, população participou ativamente da mobilização na praça. Conforme a coordenadora de Educação Permanente em Saúde, Andréia Sharon Salamão, o NASF ficou responsável pelo circuito da saúde prestando atendimento a população. “Está sendo abordado a boa alimentação, as questões psicológicas, urológicas e fornecido acompanhamento da pressão arterial”, afirmou.

Em ato solene, o Prefeito Márcio Búrigo lembrou a importância da prevenção realizada tanto no “Novembro Azul” quanto no “Outubro Rosa”. “A medicina se divide em curativa e preventiva. A preventiva é o que estamos fazendo, por meio do “Novembro Azul”, já que é comprovado estatisticamente que os homens são mais relapsos quanto à saúde. Nestes dois meses milhares de vidas serão salvas por meio do atendimento e do diagnóstico”, frisou Márcio.

O Secretário Municipal de Saúde, Paulo Conti, agradeceu à sua equipe gestora que organiza as campanhas. “Parabenizo nossa linha de frente, que proporciona as melhores condições para nossos atendimentos. Mais de sete mil mulheres procuraram nossos serviços no mês passado. Estamos lançando hoje este evento com a certeza do sucesso que tivemos também no Outubro Rosa”, falou o secretário.

Ao som do Trio Só Modão, público masculino participou do desafio "Chuta Gol”, concorrendo à brindes do Criciúma Esporte Clube. Debate sobre fisioterapia, dermatologia e saúde bucal foi realizado em transmissão da Rádio Eldorado na Praça. Servidora pública se vestiu de Mulher Maravilha simbolizando a mulher que se cuidou em outubro, servindo de modelo aos homens para o mês que se inicia.

Busca por atendimento

As orientações inclusas na campanha visam prevenir e diminuir quadros das doenças mais frequentes para os homens. Entre elas estão o alcoolismo, o tabagismo, a hipertensão, a depressão, a diabetes e os cânceres, em especial o de próstata. “Muitos homens precisam de mais informações sobre este tipo de câncer”, afirma Andreia. Durante todo o mês, ações de conscientização serão executadas e unidades de saúde farão atendimento à população.

O Dia D acontece dia 18, das 5h às 20h. Projeto “Saúde na Empresa” intensificará serviço para atender público masculino nas firmas locais. “O homem tem mais dificuldades em buscar o atendimento. A ideia é disseminar a questão para toda população, pois as doenças surgem esse descuido”, ressalta a coordenadora.

Colaboração: Denise Possebon