Geral

Campeã Estadual de xadrez é de Içara

A Atleta Içarense (ACX/Içara) Kathie Goulart Librelato, de apenas 16 anos, tornou-se no fim de semana, Campeã Estadual Feminina/2014 (adulta). As disputas que levaram a içarense ao lugar mais alto do pódio ocorreram na cidade de Concórdia entre os dias 29 e 31 de Agosto. O título, de acordo com o treinador, Claudionor Pirola, veio de forma emocionante. A jovem enxadrista ficou empatada com quatro vitórias e uma derrota na classificação final com Marciane Prior (32 anos), de Itajaí, e Cristiane  Valcarenghi (26 anos), de Concórdia.

Em função do empate entre as três atletas foi realizado um triangular final de todas contra todas; foi quando Kathiê surpreendeu o favoritismo das adversárias mais experientes e venceu as duas partidas de desempate. Tornando-se campeã Catarinense com apenas 16 anos de idade.

Pirola ressalta que a enxadrista superou todas as expectativas. “Ter se superado após o segundo lugar geral no JESC 15-17 e consagrar-se campeã Estadual feminina, com apenas 16 anos de idade, superando adversárias que, além de serem jogadoras mais experientes, tem no currículo participações em mundiais e pan-americanos de categoria representando o Brasil, é muito significativo e nos enche de orgulho”. “Estes resultados nos dão a certeza de que estamos no caminho certo. E mais pódios estão por vir”, emendou o presidente da FME, Flavio Felisberto.

Içara ainda obteve outras boas colocações na competição: o quinto lugar geral de Isadora Nicoladeli e o 11º lugar geral com Gabriela Vasconcelos.

Maria Clara Senger é a vice-campeã do Brasileiro Escolar de xadrez

Já em São Sebastião do Paraíso-MG a atleta da FME/ACX-Içara, Maria Clara Senger, de 09 anos, também fez muito bonito. A pequena enxadrista representou muito bem Içara e Santa Catarina em uma competição de âmbito nacional e, com cinco vitórias e apenas uma derrota, terminou a disputa com o segundo lugar geral da divisão 3º ano do ensino Fundamental feminino.

"Maria Clara já tem no currículo vários resultados positivos como o vice-campeonato Estadual Sub 10; quinto lugar no Brasileiro Sub 10; campeã Sul Brasileira Escolar e, agora, o vice-campeonato no Brasileiro Escolar/2014. Com isso, podemos afirmar que Maria Clara tem um futuro promissor na modalidade. Ela é, sem dúvida, um jovem talento da ACX-Içara que vai trazer muito títulos para o município”, assinalou Pirola acrescentando que a FME de Içara se destaca também em âmbito estadual e nacional “na formação e revelação de jovens enxadristas, fruto de um trabalho de base desenvolvido na cidade com o apoio do governo e da Fundação".

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI

 

[soliloquy id=”84277″]