Esporte

Campeão brasileiro de Mountain Bike treina no Sul de SC

Atleta Ricardo Pscheidt treina na Serra do Rio do Rastro (Foto: Divulgação)

Atleta Ricardo Pscheidt treina na Serra do Rio do Rastro (Foto: Divulgação)

O único catarinense a fazer parte do grupo da Seleção Brasileira que disputou o Campeonato Mundial Mountain Bike ano passado e é o atual campeão brasileiro de Marathon, aproveitou a visita ao Sul de Santa Catarina para se preparar para a temporada. Expectativa é ser chamado de novo para a Seleção Brasileira.

O atleta Ricardo Pscheidt (equipe Trek Brasil) participou no final de semana passado do 12º Desafio Litoral Sul Rincão/Farol de Santa Marta/Rincão em Mountain Bike (MTB), onde foi bastante assediado para tirar fotos com os fãs e participantes do passeio de cicloturismo. Durante esta semana Ricardo aproveitou o excelente tempo no Sul de Santa Catarina para se preparar para a temporada deste ano, que vai ter competições como a Copa Internacional, Copa Brasil, Taça Brasil, Campeonato Brasileiro.

“Espero ser convocado para a Copa do Mundo, o Mundial e o Pan Americano”, diz Pschedit. “Com certeza vai dar sim para fazer um bom trabalho e uma boa temporada com a equipe e a marca Trek”, finaliza o campeão.

Na terça-feira (28) Pscheidt fez o reconhecimento do trajeto do 12º Desafio da Lua Cheia em Mountain Bike (MTB) Rincão/Arroio do Silva/Rincão e aprovou o percurso, que vai passar pela orla marítima, estradas vicinais e cruzar um rio (Araranguá) numa balsa.

Já, na quarta-feira (29), Ricardo subiu a Serra do Rio do Rastro onde teve que superar o forte calor e as curvas da rodovia.

Tipos de provas de Montain Bike (MTB)

Cross-country (XCO) – Modalidade do ciclismo na qual a competição acontece em circuitos de cinco a nove quilômetros, com muitas subidas, descidas e percursos muito técnicos, no sentido dos obstáculos naturais e artificiais. O tempo de duração da prova depende da categoria e pode chegar até 2h15min, sendo o número de voltas calculado pelo tempo por volta da categoria. Os participantes precisam completar um número pré-estabelecido de voltas e o primeiro a terminar é o vencedor.

Marathon (XCM) – Modalidade ciclística na qual o tempo mínimo de prova é de 03 horas, com mínimo de 60 quilômetros, não podendo passar no mesmo percurso duas vezes. Esse tipo de prova mede força e técnica e, principalmente, a competência individual de cada atleta. Atualmente o Mundial de Marathon tem duração mínima de 04 horas, com quilometragem média de 120 quilômetros.

DowHill (DHI) – É uma prova de ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso. O DHI foi então à primeira modalidade do MTB a ser praticada.

UpHill (UHI) – É uma prova de ciclismo que consiste em subir o mais rapidamente possível um dado percurso.

Colaboração: Emerson Teixeira/LíderCom