Geral

Campeão na força do braço e da vontade

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Ezequiel de Souza Corrêa, o Zico, de 26 anos e morador de Capivari de Baixo, tem a história de vida de um vencedor, de um superador de desafios. O destino lhe tirou parte dos movimentos de pés e pernas por causa de uma doença chamada hemimelia fibular, mas a determinação lhe deu força nos braços para se tornar um atleta e conquistar três troféus no 9º Campeonato Catarinense e Sul Brasileiro de Levantamento de Peso, disputado no último final de semana em Camboriú.

Segundo o jornal Diário do Sul, a hemimelia fibular causa uma má formação nos membros inferiores. Zico nasceu sem a fíbula (ou perônio) e calcanhar no pé esquerdo, no qual tem apenas três dedos. Ele também não tem os ligamentos no joelho esquerdo. A má formação no membro direito também impediu o crescimento adequado e lhe causou sérios problemas durante a infância e adolescência.

“Quando tinha pouco mais de um ano passei por cirurgias para corrigir um pouco dessa má formação. Aprendi a andar de forma lenta, com a ajuda dos pais e muletas. Meus pais se separaram quando era adolescente, então, tudo na minha vida foi muito complicado”, ressalta.

Zico não conseguiu seguir com os estudos como uma criança ou adolescente comum. Também teve alguns empregos formais, mas a deficiência física abreviou as poucas oportunidades. A vida dele começou a mudar aos 16 anos, quando um médico ortopedista recomendou um treinamento leve em uma academia para fortalecer a coluna e os braços.

Entrar na academia Performance mudou a vida de Zico, que conseguiu ter uma melhor mobilidade nas pernas. Parte dessa vitória se deve ao incentivo e ao carinho do instrutor Rafael Gonçalves Alves, que acompanha a trajetória desde a antiga academia. Há dois anos essa parceria seguiu para a Body Station, da qual Rafael é proprietário.

Virar um campeão de levantamento de peso foi algo bem recente na vida de Zico. Há dois meses ele participou de uma competição em Palhoça, onde conquistou uma excelente segunda colocação na categoria livre. No último fim de semana ele representou a Body Station em Camboriú e foi o primeiro em três categorias: especial (para deficientes físicos), até 67,5kg e melhor supino raw.

Zico fez tanto sucesso em Camboriú que até foi sondado para se tornar um atleta paralímpico. O ingresso na Confederação Brasileira e demais questões legais podem amadurecer se ele ficar entre os três primeiros em uma competição que será promovida ainda em 2014 em São Bento do Sul.