Geral

Candidatos podem ser conhecidos por meio de aplicativo

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Os eleitores que desejam conhecer e avaliar melhor os candidatos das Eleições 2014 podem utilizar aplicativos para auxiliar nesta tarefa. Recentemente, a Justiça Eleitoral lançou um aplicativo que permite a visualização dos candidatos que concorrem às Eleições Gerais de 2014, por cargo e unidade da Federação, via celular. 

O programa pode ser baixado de forma gratuita e é voltado para plataforma Android e iOS. Ele está disponível nas lojas Google Play e Apple Store. O App Candidaturas traz, de forma resumida, informações sobre todos os candidatos que se registraram na Justiça Eleitoral e podem receber votos nas eleições próximas.

Conforme o jornal Diário do Sul, os dados incluem nome completo, partido, número na urna, coligação, eleições anteriores, bens, proposta de governo e link para site do político. As informações são oriundas diretamente das bases de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que são atualizadas diariamente.

Outros recursos também devem ser disponibilizados até outubro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O órgão pretende lançar mais dois serviços – um usará o sistema de localização de gadget para mostrar as seções eleitorais próximas do eleitor e o outro permitirá o acompanhamento da apuração dos resultados em tempo real.

Tinder

O conhecido aplicativo utilizado nas paqueras agora também pode ser usado para quem quer se informar mais e ficar preparado para votar em outubro. O estudante Walter Júnior, de 24 anos, criou o novo Tinder, ferramenta que pretende ser um auxiliar na avaliação dos candidatos. A ideia é usar o mesmo princípio do aplicativo – o usuário não vê quem é o candidato até aceitar ou rejeitar a sua proposta. A pessoa opta por “vota” ou “veta” na proposta e, então, fica sabendo por qual candidato ela foi elaborada.