Geral

Capitania dos Portos de Laguna completa aniversário

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Uma solenidade realizada na sexta-feira marcou os 91 anos de atendimento da delegacia da Capitania dos Portos de Laguna. São 53 municípios atendidos no Extremo-Sul catarinense, desde Paulo Lopes até Passos de Torres. Sob o nome de Serviço de Capatazia, sofreu várias denominações durante o passar dos anos, sendo elevada à condição de agência no dia 14 de setembro de 1923.

Na solenidade, o comandante da Capitania dos Portos, Francisco de Assis, explicou sobre a importância da fiscalização da Marinha na costa brasileira. O lema da Capitania de Laguna é “No Mar ou em Terra, orientar e fiscalizar”. Na oportunidade, foi inaugurada a biblioteca Almirante Lamego. A Capitania fica localizada na avenida Colombo Machado Salles, no Centro Histórico, às margens da Lagoa Santo Antônio. 

Segundo o jornal Diário do Sul, em primeiro de julho de 1940 foi inaugurado o prédio da atual delegacia, às margens da Lagoa Santo Antônio dos Anjos e, em 2 de julho de 1993, pela Portaria Ministerial nº 0098 de 11 de fevereiro de 1993, foi elevada à categoria de delegacia.