Educação

Carbonífera Catarinense incentiva Proerd em Lauro Müller

Foto: Sul in Foco

Foto: Sul in Foco

A noite de quinta-feira foi especial para aproximadamente 230 crianças de Lauro Müller e suas famílias. Foi realizada, no salão paroquial da Paróquia Imaculado Coração de Maria, a formatura oficial do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd.

Atualmente, quem comanda o projeto na cidade é o cabo da Polícia Militar Reginaldo dos Passos Nunes Colaço, responsável pelos encontros semanais nas escolas e pela captação de recursos para colocar as ideias em prática.

Auxiliando no trabalho feito com dedicação pelo policial, a Carbonífera Catarinense fez parte do grupo de apoiadores do projeto e realizou a doação de uma bicicleta oferecida como prêmio para uma das crianças que escreveu a melhor redação sobre os ensinamentos que tiveram durante os encontros.

Os vencedores do concurso de melhor redação foram os alunos Bruna Adriano, da Escola Municipal Quilometro I, e Weslei de Oliveira, aluno da Escola de Ensino Básico Ernani Cotrin, distrito de Guatá. Foram sorteadas ainda outras três bicicletas para as crianças que participaram do projeto.

Conforme Nunes, o mundo vive em um momento que pode ser chamado como a Terceira Guerra Mundial. “É uma guerra contra as drogas, que se alicerça basicamente em três pontos fundamentais: erradicação das culturas de vegetais psicotrópicos, supressão do tráfico transcontinental e repressão do comércio clandestino. No entanto, esquecemo-nos do trabalho fundamental ou de base, que é a prevenção junto aqueles que ainda não tiveram contato com as drogas”, comenta.

Para o cabo, o desempenho das crianças de Lauro Müller merece ser reconhecido, tamanha dedicação e participação durante as aulas. “Foi perfeito o projeto deste ano. Posso dizer que a cidade está muito bem representada por essas crianças, pois eles mostraram que realmente aprenderam a lição”, declara.

De acordo com o responsável, o foco principal dos ensinamentos é a prevenção do uso de drogas em especial em momentos de dificuldade ou tensão. “Mostramos para eles que existem outras formas muito melhores de resolver nossos problemas sem fugir deles pelo caminho errado”, completa.

Colaboração: Comunicação Carbonífera Catarinense