Geral

Cárcere privado é tema de debate na semana de atividades do “Família em Ação”

Foto: Alexandra Cavaler

Foto: Alexandra Cavaler

Estudantes da EMEF Paulo Rizzieri de Içara junto de alunos de escolas convidadas participaram nessa terça-feira de conversa sobre “Cárcere Privado”. O tema, que faz parte das atividades do projeto Família em Ação e das ações alusivas aos 50 anos da escola, foi debatido em dois períodos: pela manhã com o diretor do presídio Santa Augusta, Jovino Bagio Zanelato e à tarde com o diretor da Penitenciária Sul, Deivison Querino Batista que falou que a discussão é válida e serve de alerta para crianças e adolescentes.

“Apresentamos a vida das pessoas encarceradas fazendo um paralelo com quem vive em liberdade. O tema que gerou curiosidade e questionamentos dos adolescentes que ainda foram alertados na conversa sobre o alto índice de aprisionados por tráfico de drogas. A conversa foi, sem dúvida, uma experiência válida e produtiva”, assinalou o diretor da Penitenciária Sul acrescentando que 42% dos encarcerados cumprem pena por tráfico de entorpecentes.

Para Leonardo Joaquim da Silva, de 16 anos, a palestra serviu de alerta para todos os participantes. “O futuro de muitos adolescentes está comprometido pelo uso de drogas e esta conversa nos serviu de alerta, pois fazer o que é certo é sempre o melhor caminho. É a melhor maneira de agir”, declarou.

As atividades em comemoração ao aniversário da Escola municipal Paulo Rizzieri seguem nesta quarta-feira também em dois períodos, com a apresentação do Cirquinho do Revirado e o Espetáculo: “O Sonho de Natanael”. Já no dia 5 a saúde vai entrar em pauta quando “Saúde na Adolescência” será discutida em conversa com o secretário de Saúde de Içara, Dr. Lauro Nogueira, e com a coordenadora do programa municipal DST/HIV/AIDS, Samira Abdenur.

O ponto alto do evento será na sexta-feira (06), a partir das 18h30min, quando acontecerá a quinta edição do Fórum de Pais e será celebrado o aniversário da escola. Neste dia haverá palestra com Alexandre Borges sobre “Educação Ética: Caminho para a liberdade e a responsabilidade”; e homenagens serão prestadas a todos que contribuíram com a comunidade escolar do bairro Boa Vista nestes 50 anos de história. Todas as atividades acontecem no auditório da escola aniversariante.

De acordo com a diretora, Kaciane Bortoluzzi Preis, as ações que iniciaram ontem (02) com a palestrante Ricardo Dajori Possamai que falou sobre “depois do Fim, o recomeço” estão alcançando o objetivo proposto. “Estamos felizes com as participações das escolas convidadas. Os temas das conversas são interessantes, os alunos estão entusiasmados e nós felizes com as ações desenvolvidas. Esperamos também que todos participem da noite em que comemoraremos o aniversário da escola, pois é um momento importante para toda comunidade”.

O projeto Família em Ação é desenvolvido pelo governo municipal, por meio das secretarias de Educação; Saúde e Assistência Social.

Colaboração: Alexandra Cavaler