Economia

Carvão é um dos produtos mais transportados pelos trilhos

Foto: Rodrigo A. de Paula/Divulgação/Notisul

Foto: Rodrigo A. de Paula/Divulgação/Notisul

A movimentação de cargas pelas concessionárias de ferrovias, no ano passado, obteve um desempenho de 1,8% maior do que em 2012. A quantidade transportada aumentou de 481 milhões de toneladas úteis para 490 milhões, no período.
 
Conforme reportagem do jornal Notisul, estas e outras informações fazem parte do balanço do Transporte Ferroviário de Cargas de 2013, divulgado nesta semana, pelo presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça. 
 
“Mesmo com a retração da economia brasileira, a queda nas exportações e as chuvas, as concessionárias conseguiram elevar o percentual da movimentação de cargas de um ano para o outro. Isto demonstra que estamos avançando, mesmo com as dificuldades da economia”, destaca Rodrigo.
 
Os principais produtos transportados foram o minério de ferro e o carvão, responsáveis por 75,71% da movimentação, seguidos pelos produtos do agronegócio, com 14,86%. Os investimentos privados no setor geraram reflexos diretos na produção ferroviária, fator que aumentou a eficiência operacional das malhas concedidas. Prova disto é que a produção ferroviária que aumentou 1,1% em 2013, comparando com o ano anterior. A produção subiu de 297,8 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU) para 301 bilhões de TKU.