Poder Legislativo

Casa da Cidade: reforma depende de verba de emenda em Tubarão

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

A reforma da Casa da Cidade, local tombado como patrimônio histórico e cultural do município de Tubarão, parece que não vai ser finalizada tão cedo. Terminada a primeira etapa, a prefeitura aguarda agora a liberação de recursos provenientes de emenda do deputado federal Pedro Uczai, que ainda está em análise, para a segunda etapa ser iniciada.

Como detalha a PMT, a obra de revitalização da Casa da Cidade foi dividida em duas etapas. A primeira, executada com recursos próprios do município, encontra-se finalizada. “O local já conta com assoalhos, forros, cobertura e pisos restaurados, além da nova instalação de rede elétrica”, aponta o órgão público, através do Departamento de Comunicação.

A segunda etapa, proveniente de emenda do deputado federal Pedro Uczai, está em análise para aprovação na Caixa Econômica Federal. Para esta fase, estão previstos serviços de troca de esquadrias e vidros, reboco e pintura interna e externa e reforma de banheiros com acessibilidade para portadores de deficiência física.

O problema é que não há prazo para a liberação dos recursos, e depois ainda será necessário um novo processo licitatório para que as obras na parte externa possam continuar.

No momento, porém, a situação de abandono do local que abrigou importantes fatos históricos da Cidade Azul segue igual. Para quem passa pelo local, o abandono da parte externa é o que marca. A falta de pintura e o mato crescendo nos arredores chamam atenção. As janelas quebradas preocupam em relação à ação das intempéries, que podem causar danos aos trabalhos recém-finalizados.

Apesar dos tapumes que foram colocados em volta do local, há reclamações de que usuários de drogas e moradores de rua têm se abrigado no pátio do casarão histórico.

Relembre

A revitalização da Casa da Cidade iniciada pela gestão de Olavio Falchetti começou em janeiro, por meio da empresa licitada, a Madecril. A obra tinha o prazo de seis meses para ser finalizada. Desde o início, porém, já se sabia que a segunda etapa ainda precisaria ser realizada, com recursos da emenda parlamentar destinada pelo deputado Pedro Uczai, confirmada no fim de 2015. Até 2012 a Casa da Cidade era usada para exposições de artesanato e como Casa do Papai Noel. Logo depois, o prefeito Olavio disse que o imóvel oferecia risco e ele foi fechado. Em agosto de 2013, em uma vistoria foi anunciado que a reforma seria realizada e a casa, liberada no mesmo ano, o que acabou não ocorrendo.

Com informações do Jornal Diário do Sul