Turismo

Casa da Cultura Vale Mágico será nova atração turística de Treviso

Edificação rústica preserva um pouco da história dos colonizadores

Foto: Cris Freitas

Foto: Cris Freitas

Para não deixar que a história se perca e resgatar as origens dos colonizadores da comunidade Guanabara, das décadas de 40 e 50, foi construída a Casa da Cultura Vale Mágico, no interior de Treviso. A inauguração do novo ponto turístico está marcada para o dia 9 de novembro (domingo), a partir da 8h30 e se estenderá durante todo o dia. 

"A casa foi construída para preservar e homenagear as 49 famílias as quais colonizaram e fizeram a história na nossa comunidade. A rusticidade da obra refere-se as pessoas que colaboraram na formação da localidade e sobreviviam da produção de madeira e da lavoura", afirma o construtor Ezidero Ariadi, de 50 anos, morador da comunidade, projetou e trabalha no projeto há alguns meses. Ele é mineiro aposentado e atua com construção civil.

O local abrigará uma área de lazer, um mural de fotos dos imigrantes e descendentes, uma biblioteca comunitária, o quarto do nono e nona, a cozinha com o lavabo de gamela. Na edificação foram usadas madeiras rústicas para enaltecer o produto que fez parte da história de colonização.

Colaboração: Cris Freitas