Geral

Casa Modelo da Apae prestes a entrar em funcionamento

Foto: Caroline Bortot

Foto: Caroline Bortot

A tão sonhada Casa do Desenvolvimento de Habilidades Domésticas da Apae de Criciúma entrará em funcionamento em apenas 10 dias. A obra, presenteada pelos associados do Clube da Decoração e Arquitetura (CDA), será inaugurada no dia 31 de marco, às 15 horas, em solenidade com a presença de autoridades, pais, alunos e funcionários da instituição.

A residência modelo, concluída ainda no ano passado, recebe, esta semana, mobiliário, objetos de decoração e utensílios de cama, mesa e banho.

“Aguardamos o início do ano letivo para a entrega da obra. Do alicerce aos talheres que serão utilizados pelos alunos, tudo foi pensado e executado com muito carinho pelas 22 lojas associadas ao CDA”, afirma Antônio Coelho Neto, presidente do clube. No espaço de 50 metros quadrados, com cinco cômodos: quarto, banheiro, sala, cozinha e área de serviço, os 226 alunos da Apae de Criciúma vão desenvolver atividades pedagógicas relacionadas, principalmente, à disciplina de Atividades da Vida Diária (AVD).

“Vamos usar o espaço para desenvolver atividades da vida privada, familiar e domiciliar. Será uma importante ferramenta de inclusão social, com estímulo à independência e autonomia de nossos alunos”, explica a diretora pedagógica da Apae, Laktiel dos Santos Silva Alexandre.

As atividades serão desenvolvidas em turmas de 10 alunos, com o auxílio de duas monitoras. Questões de higiene e limpeza, consciência corporal e prevenção de doenças também serão abordadas.

Casa modelo é pioneira em SC

A Apae de Criciúma será a primeira do Estado a contar com uma casa completa para a prática da disciplina de Atividades da Vida Diária (AVD). Em outros municípios, o projeto pedagógico é desenvolvido em salas improvisadas.

“Esta é, sem dúvidas, uma das maiores conquistas da Apae de Criciúma em seus 44 anos de fundação. O Clube CDA dá um grande exemplo de responsabilidade social ao empresariado da região", comemora Luiz Sidney Citadin, presidente da instituição.

Ação social começou com prêmio de arquitetura

O projeto da Casa do Desenvolvimento de Habilidades Domésticas da Apae de Criciúma é da arquiteta Mariah Zanatta, vencedora do I Prêmio CDA de Arquitetura – Projetando o bem. Ela concorreu ao prêmio com outros 11 profissionais, mas levou vantagem ao apresentar a proposta mais compatível às necessidades da instituição. O prêmio, além de solidário, buscou revelar e valorizar novos talentos do mercado regional de arquitetura.

Colaboração: Caroline Bortot/Assessoria de Imprensa Clube CDA