Geral

Casan e Celesc projetam aumento de 20% de turistas no verão em Santa Catarina

Foto: Danielly Ribeiro/Casan

Foto: Danielly Ribeiro/Casan

Para garantir um verão tranquilo aos moradores de Santa Catarina e aos turistas, a Casan e a Celesc realizaram uma reunião operacional na tarde dessa quinta-feira, dia 27. Estiveram presentes os engenheiros Valter Gallina, presidente da Casan, e Cleverson Siewert, presidente da Celesc, acompanhados de diretores e gerentes operacionais das duas empresas."A união das duas empresas é primordial para uma temporada tranquila", disse Gallina.

A Casan já trabalha com a expectativa de a Grande Florianópolis receber um afluxo maior de visitantes na alta temporada. A conclusão da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, facilitando a ligação do Estado com Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, aliado à alta do dólar, que já reduz o número de viagens dos brasileiros ao Exterior, leva setores do trade turístico a prever uma procura maior por Santa Catarina. Informações obtidas pela Casan dão conta de um aumento de pelo menos 20% a mais no número de visitantes durante o verão, exigindo em consequência uma maior oferta de água.

"Temos de buscar a sinergia total, repetindo o sucesso do verão passado", disse Cleverson. Técnicos e engenheiros das duas empresas já estão trabalhando de forma conjunta no dia a dia e têm realizado reuniões para ajuste de detalhes que facilitem a união das duas equipes. 

A Celesc já montou um sistema especial de monitoramento dos pontos considerados fundamentais para o abastecimento de água, como poços, reservatórios e estações de tratamento. Mesmo assim, a Casan vai repetir a estratégia de alugar geradores para suprirem eventuais quedas de energia em períodos de tempestades.

Com uma demanda de consumo que triplica entre 20 de dezembro e 5 de janeiro, a Casan já realizou cinco reuniões operacionais internas, desde junho, na chamada Operação Verão. Os técnicos da companhia mapearam 32 ações na região litorânea, como por exemplo a ampliação de redes, instalação e substituição de adutoras, aluguel de geradores, contratação de caminhões-pipas para emergências, abertura de novos poços, aumento de pessoal no período, construção de novo reservatório para os Ingleses e a entrega, prevista para dezembro, do Sistema Flocodecantador, unidade que vai ampliar em 50% o fornecimento de água tratada na Grande Florianópolis.

Colaboração: Ricardo Stefanelli