Geral

Católicos celebram início da Semana Santa

No domingo que antecede a Páscoa, tradicionalmente a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos, momento que simboliza a comemoração da entrada de Jesus em Jerusalém. Em Criciúma, uma missa presidida pelo padre Marcus Henrique Ferreira lotou a catedral São José, no Centro, durante a tarde de ontem.

Em seguida, uma procissão uniu os fieis em oração em benção dos Ramos. De acordo com o padre, o momento é de abertura da Semana Santa, o que significa uma das celebrações mais importantes do calendário cristão. “É um momento litúrgico muito profundo. Ele deve servir para pararmos para realmente viver o tríduo pascal. É assim que somos convidados a ressuscitar com Jesus Cristo”, afirma.

Ainda conforme o religioso, a benção dos ramos significa o início da semana de introspecção para os católicos. “As folhas simbolizam o verde, a vida. E é justamente sobre a nossa vida que devemos fazer uma reflexão. É hora de introspecção e de centralizar no mistério da ressureição. Precisamos de uma pausa para refletir sobre a prática do que Deus manda”, explica.

Para a irmã Maria Felicita Henz, da congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, os próximos dias servirão para viver profundamente o mistério da salvação de Jesus. “Muitas vezes não compreendemos e não reconhecemos Sua bondade. É acompanhando o sofrimento de Jesus que podemos renovar e aprofundar nossa fé e reconhecer o grandioso amor que ele teve e ainda tem conosco”, aponta.

As festas de encontros de família, na opinião da irmã, devem ser direcionadas para o verdadeiro significado da Páscoa e não apenas para a troca de presentes. “É claro que a ressureição nos traz a alegria e o desejo de comemoração, mas não podemos deixar de lado a lembrança de que é a vida eterna o motivo de nossa fé”, declara.

Fieis acompanham programação

Frequentador assíduo das celebrações e atividades na Catedral, José Jânio Demo se diz animado pelo início da Semana Santa. Para ele, o período é único para todos os católicos e deve ser acompanhado de perto para ser vivido em plenitude. “O mais importante é estar aqui. Apesar de termos um feriado, é um dia que deve ser voltado para a comunidade participar da igreja para acompanhar o sofrimento e triunfo de Jesus”, comenta.

A partir da missa de ramos, todos os dias serão de intensa introspecção e oração para José. Ele garante que acompanhará toda a programão na igreja, pois acredita ser obrigação de todo cristão. Precisamos estar aqui na igreja para nos colocarmos também na pele de Jesus. Vamos pensar se suportaríamos tudo o que ele viveu, se teríamos a humildade que Ele teve e se somos no dia a dia o que Ele gostaria que fossemos. Só assim estaremos no caminho certo. Aplicando na vida diária esses ensinamentos”, completa.

Padre faz apelo à comunidade

Até a próxima quinta-feira serão realizadas confissões individuais durante todo o dia na Catedral São José. A intenção é de que um grande número de pessoas seja atendida. O padre Marcus Henrique Ferreira lembra a importância do ato para a passagem da Páscoa. “É muito importante que todos tirem um tempo para vir à igreja fazer sua confissão. Faz parte do nosso dever. É um gesto simples que nos purifica e nos engrandece”, comenta Ferreira.

Com informações do site Clicatribuna

[soliloquy id=”117335″]