Geral

Católicos começam a celebrar o Tríduo Pascal

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para bem celebrar a Ressurreição de Jesus, os cristãos católicos são convidados a participar, intensamente, do auge da Semana Santa, que está no Tríduo Pascal, que contempla as celebrações que antecedem o Domingo da Páscoa.

“O Tríduo Pascal começa na Quinta-Feira Santa, à noite, com a Missa da Instituição da Eucaristia, do Lava-Pés e do Sacerdócio Ministerial. Lembra a última ceia de Jesus com os apóstolos”, enfatiza o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach.

A Sexta-Feira Santa, marcada por procissões, celebrações da Via-Sacra e da Liturgia da Paixão, com o beijo na cruz também integra o momento. “A Sexta-Feira Santa lembra a paixão e morte de Jesus, quando o Filho oferece, em sacrifício, a sua vida para a vida e salvação de toda humanidade. Só não é salvo quem se fecha a este amor misericordioso de Deus: ‘Nele, e por seu sangue, obtemos a redenção e recebemos o perdão de nossas faltas, segundo a riqueza da graça’ (Ef 1,7)”, acrescenta o bispo.

No Sábado Santo, quando há a bênção da água e do fogo novo e a liturgia batismal, os fiéis celebram a Vigília Pascal, quando já se manifesta a alegria pela Ressuscitado. “A Vigília Pascal é o centro de nossa fé, onde é celebrada, festivamente e com todo o júbilo, a Ressurreição do Senhor, vitória de Cristo sobre a morte. Em Cristo, nossa morte física deve ser uma Páscoa, ou seja, a passagem desta vida terrena para a vida eterna”.

Confira a programação completa da Semana Santa no site da Diocese de Criciúma.

Colaboração: Bibiana Pignatel Baesso/Comunicação Diocese de Criciúma