Geral

CDL e Satc promovem almoço na Mina de Visitação

A CDL de Criciúma e a Satc promoveram nesta quinta-feira, 7, um almoço com os presidentes de CDLs da Amrec, Amesc e Amurel. O evento foi realizado na Mina de Visitação Octávio Fontana, com o objetivo de fomentar o turismo regional. Para o presidente da CDL de Criciúma, Zalmir Casagrande, os empresários são formadores de opinião e importantes no processo de difusão do turismo. “Podemos fomentar o turismo da nossa região, temos que propagar as coisas boas da nossa cidade”, ressaltou o presidente. O coordenador da Mina de Visitação, Ari Azambuja, destacou que o turismo agrega valor, traz receita e eleva a auto-estima de toda a região. Além disso, Azambuja afirmou que é preciso envolvimento direto da iniciativa privada no processo de desenvolvimento turístico.

Durante à visita a Mina, os presidentes de CDLs e lojistas conheceram as principais potencialidades da região Carbonífera. A geógrafa Cléo Albuquerque explicou que um estudo da Geografia dos 12 municípios da região demonstrou que todos eles têm características peculiares que comprovam a Teoria da Deriva Continental, aquela que defende que os cinco continentes da Terra eram um único, a Pangeia. "Esta informação é importante, estudiosos do mundo inteiro terão interesse em vir para cá para conhecer", disse Cléo. Ela informou que todos os meses a Serra do Rio do Rastro recebe pelo menos 70 estudiosos interessados no assunto. "Este número poderia ser bem maior", acredita.

Para o historiador Paulo Sérgio Osório, "precisamos treinar o nosso olhar para as belezas que temos aqui". "É preciso explorar este potencial através de roteiros turísticos", disse.

Colaboração: Solange Pierdoná/Alfa Comunicação 

[soliloquy id=”79955″]