Geral

Centenas de fiéis participam da procissão de Corpus Christi em Cocal do Sul

Uma multidão acompanhou, na manhã desta quinta-feira (26), a tradicional procissão de Corpus Christi pelas ruas do centro de Cocal do Sul. Aproximadamente 1 mil pessoas participaram da celebração, segundo dados da Polícia Militar e a organização do evento.

A celebração iniciou por volta das 10 horas na sede do Instituto Maximiliano Gadizinski – IMG, percorrendo aproximadamente 300 metros com a caminhada até ao Salão da Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade.

Ao longo do trajeto, o vigário da paróquia José Benjamin Cipriano, conhecido como Padre Zezinho, coordenou a celebração.

“O cristo eucarístico caminha com o povo. A confecção do tapete é uma forma de expressar o carinho junto a Jesus Cristo”, lembra o integrante do Movimento de Irmãos e da Pastoral da Comunicação, Claudecir Teixeira.

Ainda conforme Teixeira, a confecção dos tapetes começou na madrugada, sendo finalizada a poucos minutos da celebração. “As pastorais, movimentos e os moradores de diversas comunidades reuniram pó de serra, borra de café e outros materiais ao longo do ano para este momento”, destaca.

Origem

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

[soliloquy id=”180113″]