Geral

Central da merenda realiza 1° Concurso Gastronômico

Agregar sabor a merenda escolar e integrar os profissionais que atuam na central foram os principais propósitos do evento interno

Visando a melhoria da qualidade nutricional, incentivando a criação de receitas saborosas e saudáveis elaboradas com itens da Agricultura Familiar, a Central de Processamento da Merenda Escolar, realizou, na manhã dessa terça-feira (29), o 1° Concurso Gastronômico entre os colaboradores do local. Os profissionais que foram divididos em quatro grupos prepararam pratos que serão introduzidos no cardápio escolar a partir do mês de setembro.

Segundo a secretária Municipal de Educação, o evento comprovou o quanto a alimentação produzida na central e levada até as escolas da rede municipal é de excelente qualidade. “Essa é uma ideia inovadora, no sentido de envolver os funcionários com o uso da criatividade. A questão alimentar é algo que atinge diretamente no aprendizado. Fiquei emocionada em ver a união e a alegria dos grupos. Tudo o que foi produzido com certeza foi pensado nas crianças. Os pratos apresentados são ricos em nutrientes e baratos”, enfatizou a secretária.

A partir de setembro os estudantes terão no cardápio a rosquinha salgada de legumes, que foi produzido pela equipe Palmiretes, farofa da terra, da equipe Despertando a Gula, pão confete, da Gourmet Kids e a grande vencedora Sopa Cremosa de Moranga, feita pelas Centraletes. Para confraternizar as novas produções, todos os profissionais que atuam na Central participarão de um rodízio de pizzas.

Além da secretária Rose foram jurados a presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Bárbara Aparecida Formigoni Abel; a diretora do CEIM Profª Glaudinéia Ângela Citadin Furtado, Adriana Gislon Dagostim Colombo; a merendeira da Escola Municipal Dionízio Milioli, Maria Duarte Ferreira Madalena; a diretora da escola Ludovico Coccolo, Rosalba Rzatki; o secretário Municipal da Fazenda Cloir da Soller e a coordenadora administrativa de Secretaria de Educação, Daiana Silveira Colombo Dieter.

De acordo com o secretário da Fazenda, a ideia de incentivar que os colaboradores da central criassem novos alimentos para serem acrescentados na alimentação dos alunos da rede, mostra que a Administração sempre busca ofertar uma alimentação de qualidade. “Percebi de perto todo o esforço e dedicação dispensados pelas profissionais para que seja feita uma alimentação de qualidade. Tudo o que é produzido sempre teve muita qualidade, sem contar que nossas crianças estão sempre muito bem alimentadas. Em muitos locais a comida ofertada para os estudantes não passa nem perto do que eu vi hoje, uma merenda nutritiva e que realmente traz algo de novo”, relatou.

Para a nutricionista da central, Bruna Deolindo Izidro, os 36 profissionais envolvidos deram o máximo de si para ter alimentos que levem algo de especial para os mais de 17 mil estudantes da rede pública municipal. “Cada grupo produziu um lanche de prato único dentro da resolução do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Esse concurso foi realizado com a proposta de diversificar a alimentação, já que algumas delas vêm da realidade da escola. Esta não é a primeira vez que alteramos o cardápio, já que em alguns momentos alguns alimentos introduzidos não são bem aceitos. Temos que ensinar as crianças a comer bem, pois se elas estiverem bem alimentadas com certeza terão um melhor aprendizado. Diariamente produzimos entre 8 e 12 mil refeições, por isso a comida deve ser feita com amor e com bastante atenção”, destacou a nutricionista.

Colaboração: Milena dos Santos

[soliloquy id=”78661″]