Geral

Centro Internacional da Unisul é inaugurado em Florianópolis

Foto: Cilene Macedo/Assessoria de Comunicação da Unisul

Foto: Cilene Macedo/Assessoria de Comunicação da Unisul

Os quatro Programas Institucionais que promovem a interação da Unisul com o mundo receberam na noite desta quarta-feira, 11, sua nova sede. O Centro Internacional Unisul desenvolve suas atividades na Torre C da Unidade Florianópolis, Rua Trajano, e o recordista mundial em aprendizagem de línguas, Carlos Amaral Freire, proferiu palestra na sua inauguração. 

A partir do evento de inauguração o Centro Internacional Unisul passa a abrigar os Programas de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros; Línguas Estrangeiras; Disciplinas em Língua Estrangeira; Programas Especiais.

O professor Carlos Amaral Freire detém o recorde mundial em aprendizagem de línguas que anteriormente era do cardeal italiano Giuseppe Mezzofanti, que viveu no século dezenove. O poliglota também recebeu o título de um dos mais notáveis intelectuais do século 21, no campo da Linguística e Educação, do Centro Biográfico Internacional de Cambridge. Na inauguração do Centro Internacional Unisul ele apresentou o resultado de sua pesquisa que avalia os problemas de comunicação entre línguas diferentes e não indo-europeias e sua consequência, o desentendimento.

O interesse nessa pesquisa surgiu enquanto Freire representava o Ministério do Exterior em La Paz, Bolívia, dirigindo o Centro de Estudos Brasileiros. “Morei lá por dez anos e mantive contato direto com os indígenas Aimará e notei que quando eles se expressavam em espanhol cometiam uma série de erros e divergências com a língua normal por alguma razão. Então comecei a estudar as duas línguas com este objetivo, porque o índio dizia uma coisa e o branco entendia outra e vice e versa”, contextualiza.

Os aspectos fonéticos também foram avaliados por Freire e abordados na palestra. “O problema de pronúncia deles se reflete no espanhol e na dificuldade que tive para ensinar o português, foco do meu trabalho por lá”, finaliza.

Estiveram presentes na inauguração do Centro Internacional Unisul os ex-reitores Silvestre Herdt e Jerson da Silveira, a cônsul da Hungria Cristina Vasconcelos Lago, o presidente da Acafe Paulo Ivo Koehntopp, o diretor do Campus UnisulVirtual Fabiano Ceretta, o diretor do Campus Grande Florianópolis Hércules de Araújo, o pró-reitor de desenvolvimento institucional Luciano Marcelino, o pró-reitor de operações e serviços acadêmicos professor Valter Schmitz Neto, o vice-reitor Mauri Heerdt, além de alunos estrangeiros e brasileiros da Unisul.

Colaboração: Cilene Macedo/Assessoria de Comunicação da Unisul