Geral

Cerca de 65 mil pessoas prestigiaram a 15ª Festa do Vinho

Milhares de visitantes passaram pelo Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, em Urussanga, nos últimos cinco dias

Foto: Samira Pereira

Foto: Samira Pereira

Após cinco dias de gastronomia farta, vinhos de qualidade, shows nacionais e regionais e muita diversão chega ao fim, nesta noite, a 15ª edição da Festa do Vinho, realizada em Urussanga. Com a participação de seis vinícolas associadas à ProGoethe, mais de 15 entidades responsáveis pela gastronomia e centenas de voluntários, o evento foi considerado, pela Comissão Organizadora, um sucesso. “Tivemos um público excelente em todos os dias, as entidades venderam muito bem, o nosso vinho foi divulgado a milhares de pessoas. Com certeza o resultado foi mais positivo do que esperávamos”, comenta o presidente da Comissão Organizadora, Amarildo De Brida.

Além disso, De Brida ressalta, também, a tranquilidade com que a festa aconteceu. “Mesmo com o grande público, não registramos nenhuma ocorrência grave. Muito pelo contrário, a segurança e os policiais atuaram de forma brilhante, coibindo qualquer tipo de problema. Isso torna a Festa do Vinho um evento familiar, para todas as idades e públicos”, comenta, ao lembrar do esforço feito nos últimos meses para que tudo saísse da melhor forma possível. “Foi um trabalho intenso, de equipe, mas que valeu a pena. Hoje, vemos que a nossa dedicação teve um resultado absolutamente positivo”, emenda.

É isso o que diz, também, Silvana de Bona, diretora da Apae de Urussanga, entidade que serve o tradicional nhoque com molho vermelho e branco. “A movimentação foi excelente, principalmente na quarta-feira e no fim de semana. Fizemos muito nhoque, para não correr o risco de faltar, não queríamos deixar ninguém sem. O que sobrar, vamos comercializar cru, na sede da Apae, junto com o molho de tomate”, diz a diretora.

Com relação aos vinhos, o presidente da Associação ProGoethe, Renato Damian, conta que a festa sempre tem um resultado bastante positivo para a região, que é produtora do vinho Goethe, exclusivo no mundo. “Muitas pessoas vêm ao evento para experimentar a nossa bebida. Os espumantes também estão cada vez mais consolidados no mercado, mostrando que a variedade se transformou numa forte marca da nossa região”, explana Damian.

A Festa do Vinho deste ano registrou público recorde na abertura, que aconteceu na quarta-feira, dia 6 de agosto. Cerca de 10 mil pessoas passaram pelo Parque Municipal. Na quinta-feira foi registrado o mesmo número. Já na sexta, quando o astro sertanejo Luan Santana subiu ao palco, uma multidão de 14 mil pessoas o assistiu. Na sexta, o rock do Capital Inicial movimentou 18 mil pessoas. Já hoje, encerramento da festa, a estimativa é de que 12 mil compareçam ao local.

Atrações para todos os gostos e estilos

Para comemorar o Dia dos Pais e início da Semana da Família, uma missa especial foi celebrada nesta manhã, no palco principal do Parque Municipal. Nem a chuva que caiu no horário foi capaz de fazer com que os presentes perdessem a empolgação. Ministrada pelo pároco padre Jiovane Manique Barreto, a celebração terminou ao meio-dia. “No tempo de Jesus, o primeiro responsável pela iniciação à fé nas crianças eram os pais. Foi com São José que Jesus aprendeu a ser um bom religioso e bom israelita. Por isso, pais, eduquem seus filhos na fé, pois essa é a grande herança que vocês deixarão a eles”, evidencia.

O Skate Park também reuniu centenas de pessoas em torno da pista de skate, localizada na parte superior do Parque Municipal. O sul-cocalense Eduardo Ronchi de Rochi aprovou a atividade. “Já assisti a outras edições, pois curto muito o esporte. Desta vez, a estrutura do campeonato está mais bonita, completa. Quem gosta de skate não perde este evento”, explana o jovem.

Parque de diversões, apresentações artístico-culturais e passeio de helicóptero também fizeram parte das atrações oferecidas ao grande público. O senhor Lirio Folchini, de 91 anos, aproveitou a oportunidade para ver a cidade do alto. “Eu já trabalhei na Aeronáutica e adoro aviões e helicópteros. Hoje vim matar a saudade daquele tempo e observar a movimentação do Parque Municipal de cima”, pontua o senhor.

Capital Inicial leva multidão ao Parque

A noite de sábado e madrugada de domingo foram de muito rock, animação e tietagem. Isso porque a banda Capital Inicial subiu ao palco e deu um verdadeiro show. Um show não apenas de música, mas de humildade e de empolgação. Dinho Ouro Preto começou a apresentação pouco antes da 1hora da manhã. Cerca de 18 mil pessoas assistiram ao espetáculo. Alguns dos maiores sucessos da banda, como Natasha, Primeiros Erros e A Sua Maneira embalaram o público.

De Orleans, a jovem Bruna Pereira Mendes, de 16 anos, não perdeu a oportunidade de ver o ídolo de perto. Desde as 20 horas guardando lugar na arquibancada, se encantou com o astro do rock. “Eles são muito humildes, carismáticos e simpáticos. Gostei de todos os shows até agora, mas este foi demais. Eu já imaginava que seria bom, mas não tanto. O Capital fechou a participação dos shows nacionais de forma magistral”, emenda Bruna.

Nesta tarde, além das atrações artístico-culturais, a banda infantil Os Peraltas será responsável pela animação dos presentes. A Festa do Vinho encerra hoje, às 19 horas.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação