Geral

Cheiro exalado de granja volta a incomodar veranistas e moradores

Foto:Divulgação/Notisul

Foto:Divulgação/Notisul

O cheiro de dejetos suínos volta a incomodar os moradores e veranistas do Balneário Arroio Corrente, em Jaguaruna. Desde domingo, o odor está forte e hoje representantes locais vão ao Ministério Público solicitar providências.

De acordo com o prefeito Luiz Napoli, o proprietário da granja de suínos possui todas as licenças legais. “Em 2012, gestão anterior, foram liberadas todas as licenças. Inclusive do Instituto do Meio Ambiente do município. Não sei como conseguiram. Agora estamos de mãos atadas até a data de renovação onde faremos uma fiscalização”, ressalta. O gestor afirma que já foi ao Ministério Público, mas enquanto os documentos estiverem em dia, nada pode ser feito.

Porém, hoje o presidente da Associação de Surfistas de Ondas Grandes, Thiago Jacaré, junto com moradores e veranistas, vai fazer uma denúncia no Ministério Público da Cidade das Praias. “Em 2013, o local foi embargado, mas logo liberaram. Foi feito até um abaixo assinado com cinco mil assinaturas. Vamos apresentar estudos que comprovam o quanto é maléfico para o meio ambiente essa situação”, destaca. 

O empresário Marcos May Cabral mora no balneário há dois anos e é veranista há 36 anos. Ele está indignado com o mau cheiro decorrente das granjas de suínos. “Nos dias de vento oeste ou noroeste ficamos com a sensação de estarmos morando dentro da granja exalando um odor horroroso, fazendo com que turistas e veranista, e até moradores fujam da praia e se refugiem em outras localidades. Há alguns anos tentamos resolver esta situação e até o momento não obtemos êxito”, afirma.

Preocupação

A granja fica localizada a 600 metros da lagoa e a maior preocupação é que os dejetos suínos contaminem o lençol freático e deixe a água impotável. A lagoa do Arroio Corrente é a fonte de captação para o abastecimento da cidade. Além disso, o forte cheiro espanta os turistas e prejudica o comércio.

Com informações do jornal Notisul