Geral

Chipamento gratuito de cães ocorrerá no bairro Acácias, em São Ludgero

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo principal de preservar a saúde e o bem estar das pessoas e dos animais, o chipamento de cães em São Ludgero segue com o próximo mutirão agendado para o dia 14 de novembro, das 9h às 12h, no bairro Acácias, Margem Esquerda da cidade. Os proprietários, além do animal, devem apresentar documento de RG, CPF, comprovante de residência, número de telefone para contato e Caderneta de Vacinação do animal, se tiver. O trabalho será executado no Centro Educacional Professor Henrique Buss.

A ação é uma iniciativa da Administração Municipal de São Ludgero, através de uma Cooperação Técnica com a Fundação Educacional Barriga Verde – Febave, com apoio da Associação Proteção Animal – Apa. O presidente da Apa, Gilson Martins, lembra que, neste primeiro momento, o chipamento está sendo bancado pelo município e que, posteriormente, será cobrado. “É uma oportunidade única”, reforça Martins. Ele esclarece que a Associação, anos atrás, já iniciou o chipamento na cidade chegando a realizar o procedimento em aproximadamente 600 animais. Em 2015, a Administração Municipal de São Ludgero assumiu o trabalho e está intensificando a ação. “A Apa continua sendo a apoiadora direta”, observa o presidente.

Para o prefeito Volnei Weber, esta ação do poder público contribuirá diretamente para que um problema antigo e que já gerou muitos transtornos para as famílias seja minimizado significativamente. “Neste momento, é preciso que haja participação direta da população, assumindo sua responsabilidade com o chipamento de seus animais. A Administração Municipal está fazendo a sua parte. Somente assim, alcançaremos êxito em relação aos cães de ruas”, ressalta. Entre os benefícios do chipamento estão a posse responsável e a segurança. Além do chipamento, através a Cooperação Técnica, é possível realizar a castração de animais e se necessário atendimentos clínicos e cirúrgicos.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Município de São Ludgero