Clima

Chuva forte atinge Grão Pará e causa prejuízos

Uma forte chuva que atingiu Grão Pará na tarde de ontem, dia 18, provocou estragos. Três equipes da administração pública estão percorrendo os pontos afetados para realizar o levantamento dos danos materiais. A intenção é decretar Situação de Emergência junto à Defesa Civil do Estado.

De acordo com o prefeito Amilton Ascari, o fenômeno natural deixou o município em uma situação desesperadora. “Vivemos um episódio grave, a cidade está um caos. Muitas casas foram inundadas, barreiras caíram. Os prejuízos materiais foram grandes, mas, felizmente, não houve nenhuma morte”, disse. Ele estava de férias há 18 dias, mas interrompeu para auxiliar nos trabalhos.

Está sendo realizado o levantamento de dados para decretar Situação de Emergência por parte do município. Ainda de acordo com o administrador municipal, famílias que já haviam saído de casa na quinta-feira e, após realizar a limpeza, retornado no dia seguinte, precisaram novamente sair de suas residências.

“A medida emergência é possibilitar que as pessoas retornem às suas casas. Ontem, das 16h às 23h, foram realizados trabalhos para desobstruir barreiras, já que algumas casas ficaram isoladas”, explicou.

Os locais que costeiam o Rio Braço Esquerdo foram os mais atingidos. Entretanto, de acordo com o diretor operacional da Defesa Civil e secretário do planejamento do município, Helio Alberton Júnior, todo o município foi atingido, tanto o perímetro rural quanto o urbano. “Nós estamos realizando o levantamento para planejar o deslocamento do maquinário”, informou. Conforme Helio, casas de três famílias, localizadas no centro, ficaram inabitáveis.

A Rodovia SC-370, no trecho que liga Braço do Norte a Grão Pará, foi interditada. De acordo com informações da PMRv, uma barreira caiu sobre uma das pistas. Na outra parte, o asfalto cedeu, provocando uma grande rachadura na via. Por questões de segurança, a área foi isolada.

[soliloquy id=”106091″]