Esporte

Ciclismo de Criciúma persegue o 10º título nos Joguinhos Abertos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Detentora de uma das maiores hegemonias dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, a equipe da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME)/Hidrorepell Tintas/Bike Point almeja cravar uma marca na história da competição na edição de 2014. O grupo liderado pelo técnico Gustavo Freitas tentará nos circuitos e pistas de Caçador o 10º título geral no ciclismo. Os últimos oito troféus da modalidade no evento foram erguidos pela representação de Criciúma.

A preparação dos 24 atletas inscritos para as quatro provas do ciclismo (resistência, contrarrelógio, mountain bike e BMX) envolve treinamentos pesados e a participação em competições por todo o Brasil e até fora do país.  Tudo para chegarem com o melhor das capacidades físicas à 27ª edição dos Joguinhos, que ocorre de 26 de julho a 2 de agosto.

Entre os atletas do grupo estão os campeões nacionais de estrada (resistência) das categorias Júnior e Juvenil, Vinícius Woitke e Leonardo Finkler, respectivamente e o melhor brasileiro no ranking mundial júnior de mountain bike, Erick Bruske. “Vamos com toda a força para esses Joguinhos com o objetivo de fazer o maior número de pontos e conseguir esta marca histórica. Temos um time muito qualificado que trabalhará coletivamente pelas vitórias”, garante Freitas.

A confiança no potencial dos comandados leva Freitas a acreditar na possibilidade da manutenção da terceira maior sequência de títulos a ser defendida nos Joguinhos Abertos. Somente os conjuntos de Joinville de basquete masculino e atletismo feminino, com 11 conquistas consecutivas, ostentam um agregado maior do que os ciclistas de Criciúma. Além da sucessão de troféus de 2005 a 2013, o Município contabiliza o primeiro lugar geral em 2000. “Queremos este décimo título pela marca que ficaria na história do esporte catarinense e estamos treinando muito forte para isso”, afirma o técnico.

Criciúma quer o pódio geral dos Joguinhos

O esquadrão sobre rodas é um dos trunfos de Criciúma na concorrência pelas melhores posições no quadro geral de pontos dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. O presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) idealiza a delegação criciumense na briga pelo pódio. “O trabalho de base desenvolvido no ciclismo e em outras tantas modalidades tem gerado resultados, por isso vamos com o objetivo de conseguir ficar entre os três primeiros”, conta.

Colaboração: João Pedro Alves