Esporte

Ciclistas da região sobem a Serra do Rio do Rastro

Cerca de 60 atletas encararam na manhã deste sábdo os 18 km da estrada mais espetacular do mundo

Cerca de 60 ciclistas de diferentes municípios da região encararam, na manhã deste sábado (12), os 18 km da Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller. O grupo saiu por volta das 9 horas, do Distrito de Guatá. próximo ao posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). 

O evento foi  organizado pela Bike Point, que possui loja especializada no universo das bicicletas, em Criciúma. O objetivo foi reunir amigos e adeptos desta modalidade esportiva para juntos encararem a estrada, eleita recentemente por um site espanhol, como sendo a mais espetacular do mundo.

O percurso propicia a visão de imagens inesquecíveis, mas por  outro lado exige muito condicionamento físico dos atletas, fazendo que muitos não consigam vencer o desafio. Foi o caso do urussanguense, Marcos Alves, que conseguiu chegar apenas até a metade da serra. “Esta foi a primeira vez que tentei subir. Sabia que seria difícil, mas não tanto assim. Exige muito esforço físico do início ao fim. Tive que parar na metade, pois estava com muita dor em uma das pernas”, relatou o atleta, acrescentando que vai voltar um outro dia para, desta vez, para fazer todo o trajeto.

O evento que foi divulgado apenas pelas redes sociais na internet, reuniu atletas de diferentes municípios, entre eles Florianópolis, Araranguá, Imbituba, Urussanga, Passo de Torres, Criciúma e Laguna. Entre os participantes, estavam dois lauromüllenses, Marcelo Cardoso e Guilherme Coan, que encararam pela primeira vez o percurso desafiador da Serra do Rio do Rastro.

“Me sinto vitorioso, pois pedalo há apenas dois meses e consegui completar todo percurso. O cansaço foi intenso, mas as belezas da serra me deu forças para conseguir ir até o topo. A sensação que sinto após esta conquista é muito boa”, relatou Cardoso.

Para o organizador e atleta, Agusto Freitas, o evento foi considerado um sucesso. “A Serra do Rio do Rastro é fantástica e consequentemente atrai olhares de muitas pessoas. Nossa intenção era apenas reunir um pequeno grupo para participar, não esperávamos que tantos atletas assim participariam deste desafio que foi organizado para reunir e interagir os adeptos do ciclismo da nossa região”,  concluiu Freitas, agradecendo o apoio dos patrulheiros rodoviários que acompanharam todo o evento.
 

[soliloquy id=”42849″]